Avião com 31 mil doses da vacina contra Covid-19 chega ao Amapá

Doses da CoronaVac sendo desembarcadas no Aeroporto de Macapá — Foto: GEA/Divulgação

Por John Pacheco e Victor Vidigal

Pousou no Aeroporto Internacional de Macapá por volta de 3h30 desta terça-feira (19) o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com a carga de 31 mil doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório chinês Sinovac, destinada para iniciar a imunização contra a Covid-19 no Amapá.

As caixas térmicas com as doses foram transportadas com forte esquema de segurança, reforçada com agentes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A campanha no estado começa ainda hoje, segundo o governo estadual. A primeira imunização acontece às 11h, num ato simbólico no Palácio do Setentrião. Inicialmente, a cerimônia estava marcada para às 10h, mas foi atrasada em 1 hora.

Na ocasião, serão vacinados membros de pessoas dos grupos prioritários: profissionais de saúde, indígenas e idosos acima de 60 anos.

Das vacinas do primeiro lote, 15 mil serão destinadas a profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 e 16 mil aos povos indígenas, atendendo ao plano nacional.

Desde as primeiras horas da manhã, os imunizantes começaram a ser distribuídos proporcionalmente para os 16 municípios, partindo da sede da Coordenadoria Estadual de Imunização, em Macapá.

Plano de vacinação

No fim de dezembro, o plano estadual de vacinação contra Covid-19 foi apresentado pelo governo. A aplicação das primeiras doses deve começar para 172 mil pessoas dos grupos prioritários. O processo será dividido em quatro etapas.

1ª etapa

Grupo prioritário: profissionais da saúde
Total de pessoas: 18.558

2ª etapa

Grupo prioritário: pessoas a partir de 60 anos e idosos institucionalizados
Total de pessoas: 69.168

3ª etapa

Grupo prioritário: pessoas com comorbidades
Total de pessoas: 21.721

4ª etapa

Grupo prioritário: trabalhadores da educação; trabalhadores das forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional e povos indígenas
Total de pessoas: 29.382

Outros grupos: trabalhadores dos transportes: coletivo rodoviário, metroferroviário, aéreo e portuários; povos e comunidades tradicionais ribeirinha; população privada de liberdade pessoas com deficiências permanente severa.
Total de pessoas: 32.544

Distribuição nacional

As caixas com as doses saíram do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo. Depois enviadas para Manaus, no Amazonas. Em seguida, foram transportadas para outra aeronave com destino à Macapá.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *