Bacana => amapaense vai representar o Brasil em congresso científico em Portugal

11693958_497759073723357_3860731391065290695_n

Por Andreza Gil

O estudante amapaense Ruan Patrick Rodrigues Froz, 19, acadêmico do curso de Relações Internacionais na Universidade Federal do Amapá (Unifap), foi premiado na Seleção Nacional 2015 do Programa Jovens Inovadores da Rede POC – Programa de Olimpíadas do Conhecimento para representar o Brasil no 33º Internacional Youth Science Meeting com o projeto “Amazônia e as mudanças climáticas”. O congresso científico acontece do dia 26 de julho a 02 de agosto de 2015, na Universidade do Algarve, em Portugal.

Até então, o estudante ainda não garantiu as passagens aéreas para participar do congresso, pois a quantia que tem no momento não é o suficiente. Ruan vai receber da universidade que estuda o valor de mais ou menos 1.500 reais. Com essa quantia é que ele pretende se manter em Portugal, durante o período do congresso. Mas ainda assim, para garantir a ida, o estudante precisa de mais patrocínio para comprar as passagens. Juntando os dois trechos, o custo em média é de 5 mil reais. Falta muito, mas qualquer ajuda no momento será bem vinda para Ruan e para o Amapá, pois é sempre um grande orgulho ter um amapaense representando o Brasil em outro país. Afinal, Ruan foi um dos 10 selecionados entre mais de 400 inscritos, concorrência que não foi nada fácil.

Mas essa não é a primeira vez que Ruan vai participar do congresso. No ano passado, quando ainda estava no ensino médio, também foi selecionado. Ruan estudava no Instituto Federal do Amapá (Ifap) e conseguiu viajar com a ajuda do Instituto e dos seus professores.

O Youth Science Meeting foi criado em 1982 e é um dos fóruns científicos juvenis mais tradicionais e conceituados internacionalmente, promovido pela Associação Juvenil de Ciências de Portugal, filiada à Federação Portuguesa de Associações e Sociedades Científicas.

Para qualquer ajuda, entrar em contato com Ruan Patrick pelo número 99201-9482 ou o e-mail [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *