BACANA = > campanha de doação de cabelos a vítimas de escalpelamento

Para comemorar um ano no ar pela Rádio Universitária (FM 96.9), o programa Estação das Cores realiza Campanha Fio de Esperança para estimular a doação de cabelos às mulheres vítimas de escalpelamento.

A campanha, que marca o Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 8 de Março, é coordenada pelas professoras da Universidade Federal do Amapá Francisca de Paula Oliveira e Ana Cristina Maués, apresentadoras do programa Estação das Cores.

De acordo com a professora Francisca de Paula Oliveira, a proposta da Campanha Fio da Esperança é dar visibilidade a um problema que atinge muitas mulheres na Amazônia. O escalpelamento acontece quando as vítimas têm o couro cabeludo arrancado no contato com os motores dos barcos, meio de transporte comum na região.

Os interessados em participar da Campanha devem comparecer à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal no dia 8 de março, no horário das 14h às 17h, para realizarem o corte do cabelo.

Os cabelos doados serão usados para confecção de perucas distribuídas pelas organizações sociais que atendem mulheres escalpeladas.

As principais vítimas do escalpelamento são mulheres e crianças que passam por um processo longo e doloroso de tratamento. Os efeitos não são apenas físicos, mas psicológicos, porque muitas mulheres acabam sofrendo com a perda de autoestima. “O trauma é para a vida toda”, diz Tereza Duarte dos Santos, da Associação de Mulheres Ribeirinhas Vítimas de Escalpelamento da Amazônia.

Tereza destaca ainda a importância da Campanha para melhoria da qualidade de vida dessas mulheres. “Os cabelos doados vão crescer novamente, mas as vítimas de escalpelamento não terão essa oportunidade”, ressalta.

Sobre o Programa

Com duração de uma hora, o programa Estação das Cores vai ao ar todos os sábados, ao vivo, das 10h às 11h, na Rádio Universitária (FM 96.9).

O programa teve início com a oferta da primeira turma do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, ofertado pela Universidade Federal do Amapá com financiamento do Ministério da Educação.

Ao longo de um ano no ar, foram debatidos temas ligados aos direitos humanos de grupos como mulheres, negros, homossexuais com a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Amapá, gestores públicos e membros da sociedade civil e movimentos sociais.

Para a professora e apresentadora do Programa Estação das Cores, Ana Cristina Maués, o programa é uma ação de ativismo de professores e pesquisadores comprometidos com o debate sobre gênero e sexualidade, que ousaram provocar espaços de debates sobre questões invisíveis dentro e fora da Universidade.

“O programa é uma tentativa de resistência a uma onda conservadora que se manifesta no país”, destaca a professora. Para a pesquisadora, debater essa agenda é uma forma de ampliar a pluralidade de pontos de vistas sobre temas e questões, envolvendo grupos em situação permanente de violação de direitos.

Texto: Antônio Sardinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *