Bailique: depois de decretar estado de emergência, prefeito Clécio Luís reúne-se com Ministério da Integração Nacional

Entre as ações programadas depois de ter decretado situação de emergência no Bailique, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, reuniu-se nesta sexta-feira, 10, em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho e com a equipe da Defesa Civil Nacional para pedir ajuda. O arquipélago vem sofrendo com o fenômeno “terras caídas”. Na audiência, que foi articulada pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, o prefeito requereu o reconhecimento federal da situação de emergência na região e comunicou ao ministro sobre as dificuldades das famílias, as perdas materiais e danos ocasionados pelo fenômeno natural.

Foi solicitada ajuda humanitária à comunidade para a reconstrução das passarelas, moradias e da rede elétrica. Clécio Luís relatou que o trabalho será feito juntamente com a Defesa Civil Nacional e com o ministério. “Levamos um relatório com fotos do Bailique e o ministro se prontificou em ajudar. Paralelo a esse trabalho, uma equipe da prefeitura já viajou ao distrito para dar assistência às famílias. Esperamos que esse aporte financeiro ajude a minimizar o problema que a comunidade está sofrendo. Esperamos que o ministério atenda nosso pedido para que até o fim de fevereiro ou início de março tenhamos condições de dar início aos trabalhos”.

As primeiras ações já estão sendo feitas pela Prefeitura de Macapá, que fez um relatório sobre a situação no arquipélago. De acordo com o último levantamento, 88 casas foram destruídas e mais de 123 foram danificadas pela ação das águas. O ministro se sensibilizou e garantiu todo apoio necessário às famílias atingidas e ao Município para reabilitação do cenário de desastre, sendo que a Defesa Civil Nacional atuará em três frentes solicitadas. O Ministério da Integração receberá a documentação necessária pela prefeitura e deverá autorizar nos próximos dias recursos para dar suporte ao atendimento das demandas da comunidade.

Adryany Magalhães/Asscom PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *