“Baioneta não é voto e cachorro não é urna” – Ulysses Guimarães

foto-1

Era 13 de maio de 1978. Dia da Abolição da Escravatura.Em plena ditadura.Concentrações em praças públicas estavam proibidas.

Naquele dia, o deputado Ulysses Guimarães, presidente nacional do então MDB, estavam na praça do Campo Grande, centro de Salvador (BA).

Acompanham-no Tancredo Neves, Freitas Nobre e Saturnino Braga, expoentes do único partido de oposição então em funcionamento no país, que vivia o período do bipartidarismo e tinha na Arena o partido que apoiava o governo.
foto-2
Todos marchavam em direção à sede do PMDB.

A polícia cercara desde cedo a praça e prendera estudantes e líderes políticos locais – como o economista Rômulo Almeida e Domingos Leonelli.

Policiais armados com fuzis e munidos de cachorros ferozes antepuseram-se à marcha que tinha Ulysses à frente. Vejam aí, nas fotos de Luciano Andrade, que na época trabalhava no jornal Tribuna da Bahia.

Respeitem o líder da oposição”, bradou Doutor Ulysses.

Em seguida, com o braço levantado, rompeu a barreira policial e entrou na sede do MDB. Pouco mais tarde, de uma das janelas do velho casarão, discursou: “Soldados da minha pátria! Baioneta não é voto e cachorro não é urna.”

ulisses2

Sobre o Doutor Ulysses

O deputado federal Ulysses Guimarães, advogado e marcante político brasileiro, foi presidente da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição promulgada em 5 de outubro de 1988.

Ulysses foi o presidente do então Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição que lutou institucionalmente contra o regime militar, transformando-se, com a chegada do pluripartidarismo, no PMDB e novamente em MDB. Na Câmara Federal, teve papel importante na luta contra o regime militar e pela redemocratização do Brasil. Nasceu em São Paulo, em 6 de outubro de 1916. Ele morreu em acidente de helicóptero no litoral do estado do Rio de Janeiro, em 1992.

Não nos esqueçamos – nunca, jamais: “Baioneta não é voto e cachorro não é urna.”E nem do Doutor Ulysses, um personagem chave da história nacional e um dos construtores da Democracia brasileira.

Elton Tavares
Fonte: Espaço Aberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *