Bairros Beirol e São Lázaro receberam a Escuta Psicológica Itinerante do projeto Atuação pela Vida

Na manhã deste sábado (29), foi realizada mais uma ação do projeto “Atuação pela Vida” do Ministério Público do Amapá (MP-AP) em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida da Universidade Federal do Amapá (Ambacs/Unifap), nos bairros São Lázaro e Beirol. As Escolas Estaduais Professora Esther Virgolino e Zolito Nunes cederam espaço para que as comunidades das Zonas Norte e Sul, respectivamente, pudessem participar da Escuta Psicológica Itinerante que tem como objetivo disponibilizar atendimento especializado para orientar sobre o cuidado permanente com a saúde mental.

A iniciativa é coordenada pelos promotores de Justiça André Araújo e Fábia Nilci, titulares da Promotoria de Defesa da Saúde, com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça do MP-AP, pro meio do Programa de Qualidade de Vida da instituição e MP Comunitário. em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida da Universidade Federal do Amapá (Ambacs/Unifap), e tem como objetivo o cuidado permanente com a saúde mental.

Os promotores de Justiça acompanharam a mobilização nas duas escolas estaduais onde as atividades foram realizadas com a participação de 20 psicólogos, voluntários do projeto, e apoio de servidores do MP-AP. Nas duas unidades de ensino, as pessoas foram acolhidas pelos especialistas para identificação de casos e sintomas que possam levar à ideação suicida ou à automutilação, a fim de que seja feito um pré-diagnóstico e, caso necessário, o devido encaminhamento à rede de apoio.

“Os bairros selecionados para receber a ação foram escolhidos de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, com prioridade para aqueles identificados com os maiores índices de suicídio na cidade. Iniciamos, ano passado, pelo Buritizal, e hoje estamos aqui no Beirol e, também no São Lázaro, para servir vocês e para aqueles que sentem a necessidade de conversar com alguém”, ressaltou Fábia Nilci.

O projeto

O AtuAção pela Vida, iniciou em 2019, tendo como eixo central o cuidado permanente com a saúde mental, cuja campanha de conscientização reforça a mensagem de que “Viver é sempre a melhor opção”.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
Coordenação: Gilvana Santos
Contato: (96) 3198-1616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *