Banzeiro Brilho de Fogo anima público no primeiro dia do Macapá Verão 2017

Com colorido e som inconfundível, o Banzeiro do Brilho de Fogo desfilou neste domingo, 9, durante a abertura do Macapá Verão 2017, no balneário de Fazendinha. Os batuqueiros, mulheres e crianças tomaram conta da avenida principal, tocando músicas regionais, versos de Marabaixo, entoadas com acompanhamento de caixas, que formam a percussão, e metais.

Ao som de “Aonde tu vais rapaz neste caminho sozinho?”, entre outras canções com a cara de Macapá, o público entrou no embalo e se misturou dançando e cantando junto com o cortejo. “É contagiante. Não tem como ficar parado. Projeto maravilhoso que conta nossas tradições, que fala de nossa cultura”, declarou a estudante Renata Santos.

O projeto Banzeiro do Brilho de Fogo é uma iniciativa de músicos amapaenses, criado para valorizar e eternizar a identidade de raiz, de incluir culturalmente pessoas de todas as idades e classes sociais. “A intenção é colocar nas ruas as nossa cultura, tradições e o Marabaixo. As pessoas, quando conhecem, ficam maravilhadas e querem participar”, disse um dos coordenadores do projeto, Alan Gomes.

Macapá Verão 2017 é uma realização da prefeitura, com o apoio da Fundação Nacional de Artes, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Lilian Monteiro
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Gabriel Flores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *