Banzeiro: Cortejo de Verão será neste domingo, 8, em Fazendinha

O Cortejo de Verão do Banzeiro do Brilho-de-fogo se apresentará neste domingo (8), no balneário de Fazendinha. O cortejo faz parte da programação do Macapá Verão, realizado pela Prefeitura de Macapá (PMM) que inicia neste final de semana. Batuqueiros, Cordão das Açucenas e Jardim do Banzeiro, percorrem a avenida principal do balneário às 16h.

Ensaios

O ensaios, que aconteceram nos dias  4, 5 e encerram hoje (7), na praça Floriano Peixoto, a partir das 19h. Batuqueiros que já fazem parte do projeto e novos integrantes são treinados pelos instrutores e aprendem a tocar as caixas e o repertório que será apresentado.

Cortejo

Além dos batuqueiros, mulheres do Cordão das Açucenas e crianças do Jardim do Banzeiro, acompanham o Cortejo de Verão os músicos dos instrumentos de metais e sopro, dançadeiras de marabaixo de grupos tradicionais, e artistas circenses. Eles descem a rua da beira rio em Fazendinha, levando música regional acompanhada do som das caixas de marabaixo, pandeirões de batuque, chocalhos e metais, alegrando e colorindo a programação voltada para veranistas.

É o terceiro Cortejo de Verão que o Banzeiro realiza, e que faz parte do calendário de apresentações, que se completam com os cortejos de fevereiro, no aniversário de Macapá, e de dezembro, no encerramento do projeto. Iniciado em 2014, o projeto valoriza a cultura regional, artistas, compositores e mestres da cultura popular, aproxima a população dos costumes e tradições, e promove um desfile que é uma vitrine viva da cultura amapaense.

Adelson Ramos, coordenador geral do projeto, reforça a necessidade de presença nos ensaios preparatórios, mesmo para os que já estão há mais tempo como batuqueiros. “É importante a interação e participação de novos e antigos batuqueiros para harmonização do ritmo e assimilação do repertório. As camisas para os novos batuqueiros, açucenas e crianças serão distribuídas nos ensaios, e a indumentária completa é uma exigência da coordenação”.

Serviços:

Ensaios:
Dias: 4, 5 e 7 de julho
Local: Praça Floriano Peixoto
Hora: 19h

Cortejo de Verão
Domingo, 8 de julho
Local: Balneário de Fazendinha
Hora: 16h

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação
Fotos: Márcia do Carmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *