Banzeiro do Brilho de Fogo comemora 1 ano de projeto em cortejo

download

No fim da tarde de sábado, 12, o projeto Banzeiro do Brilho de Fogo, que tem apoio da Prefeitura de Macapá, percorreu o centro da cidade com mais de 100 integrantes cantando, tocando e dançando batuque e Marabaixo. O percurso iniciou ao lado do Teatro das Bacabeiras e finalizou na Praça Isaac Zagury.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, prestigiou o projeto e agradeceu aos músicos e a todos que se empenharam em fazer dele uma realidade. “O Banzeiro foi feito para ser uma autoafirmação da cultura local, não é uma iniciativa governamental ou política, mas sim um trabalho feito por artistas e amantes da cultura amapaense”.

O projeto

Pearl-Jam

É formado por batuqueiros, instrumentistas de sopro, dançarinas do Cordão das Açucenas, crianças do Jardim do Banzeiro e por simpatizantes. Iniciado ano passado, é idealizado e coordenado pelos músicos Adelson Preto, Paulinho Bastos e Alan Gomes, e inspirado no Arraial do Pavulagem, do estado do Pará. O beija-flor-brilho-de-fogo foi escolhido para ser o símbolo do movimento.

O projeto iniciou com as oficinas de produção de instrumentos, como tambores e chocalhos; rítmica, de tocar os instrumentos produzidos, e a de artesanato para confeccionar os adereços dos participantes e instrumentos. E depois seguiu para os ensaios e cortejos e participações em eventos culturais.

Pérola Pedrosa/Asscom Semduh

Fotos: Max Renê 

Vídeo: Paulo Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *