Banzeiro do Brilho-de-Fogo – Por Amanda Bastos

Foto: Márcia do Carmo

Por Amanda Bastos

O Fica a Dica tem uma sugestão interessante para quem aprecia a cultura amapaense. O projeto Banzeiro do Brilho-de-Fogo é uma manifestação cultural de Macapá e foi criado em dezembro de 2013, coordenado pelo músico Paulo Bastos, ao lado dos artistas Adelson Preto, Melissa Bastos, Alan Gomes e Ricardo Iraguany. O intuito do projeto é incentivar a cultura do batuque e marabaixo, em sua essência busca fortalecer a cultura no estado, e atrair a população para conhecer e participar da nossa cultura, por meio do projeto que é uma ferramenta de inclusão social.

Foto: Márcia do Carmo

O projeto realiza oficinas gratuitas para a população na praça Floriano Peixoto, com o objetivo de ensinar a tocar caixa de marabaixo, dessa forma, é destinado para o público em geral. Depois do período de oficinas e ensaios, acontece a apresentação do Banzeiro do Brilho-de-Fogo que desfila pelas ruas da nossa cidade, espalhando alegria, música e dança. O projeto faz 3 apresentações por ano.

Foto: Márcia do Carmo

O desfile do Banzeiro do Brilho-de-Fogo é também uma manifestação de cores, durante o desfile vemos as saias coloridas das açucenas (dançarinas), no jardim (destinado para as crianças), flores, bandeiras, entre outras coisas que são parte fundamental da apresentação. Você ficou interessado em conhecer ou participar do projeto? Pois é o momento para fazer isso, as oficinas se iniciam no dia 1° de dezembro, na praça Floriano Peixoto, às 19hs, para o cortejo que será realizado em dezembro.

Foto: Márcia do Carmo

O projeto Banzeiro do Brilho-de-Fogo, por meio do projeto pequenas delicadezas da Unifap, realizou nos dias 23 e 24 de novembro, quinta e sexta-feira passadas, respectivamente, oficinas para universitários, no Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (na quinta) e no auditório da UMAP, na Unifap (sexta). E ainda, um cortejo na noite do dia 24  com os novos batuqueiros.

Gostou da nossa dica? Então participe do projeto e incentive a cultura do nosso estado!

* Amanda Bastos é acadêmica de jornalismo da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP e uma das sete editoras do Fica a Dica (Aliás, recomendamos este blog).

https://ficadicaap.wixsite.com/ficaadicaamapa/banzeiro-do-brilho-de-fogo?fbclid=IwAR2RrCHWevxDyjiwM_rb7xPr-NeLko_d3V7yn8tkFpdEzRMkJcwHMTd1yeo

Fonte: blog Fica a Dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *