Banzeiro do Brilho-de-fogo sai às ruas para homenagear Macapá

1-1
Foto: Mariléia Maciel

Por Cássia Lima

O tradicional cortejo cultural do Banzeiro do Brilho-de-Fogo fará uma homenagem ao aniversário de 258 anos da cidade de Macapá na próxima quinta-feira, 4, de fevereiro. A programação ocorrerá logo após a missa da antiga Igreja de São José e segue até a Praça da Bandeira, local das homenagens.

O Banzeiro do Brilho-de-fogo possui mais de 300 integrantes. O grupo é formado principalmente por jovens, idosos e crianças que descendem das primeiras famílias que viveram na Vila de São José de Macapá.

Os batuqueiros serão acompanhados neste segundo ano pelas mulheres do Cordão de Açucenas e as crianças do Jardim do Banzeiro, devidamente vestidas com camisas e adereços. O objetivo do cortejo é resgatar o desfile das tradições amapaenses, mostrando as músicas regionais, batuques e muito estilo.

Projeto

O projeto do cortejo Banzeiro do Brilho-de-fogo é resultado de um grupo de amigos que, reunidos em 2014, criaram com apoio de músicos e produtores culturais do Amapá, um projeto que valorizasse a cultura e a memória de Macapá.

Fonte: SelesNafes.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *