Banzeiro faz ultimo ensaio de preparação para Cortejo em ritmo de festa

44

O último ensaio do Banzeiro do Brilho-de-fogo antes do Cortejo do Aniversário de Macapá será neste sábado (30), com a participação de artistas amapaenses que irão se apresentar com os batuqueiros do projeto. O Cortejo estará nas ruas do centro da cidade no dia 4 de fevereiro, integrando a programação oficial da Prefeitura de Municipal (PMM), em comemoração aos 258 anos da cidade.

Os ensaios prepara28tórios para este cortejo estão acontecendo desde o início de janeiro, na praça Floriano Peixoto, para batuqueiros, açucenas e demais integrantes do Banzeiro. Este último ensaio celebra mais uma etapa do projeto de inclusão cultural que reúne cerca de 300 pessoas de todas as idades, que se preparam para o 7º grande cortejo, desde que foi iniciado, em 2014. Batuqueiros, mulheres do Cordão de Açucenas e crianças do Jardim do Banzeiro fazem parte do Banzeiro.

40Além de cantores e compositores cujas músicas compõem o repertório do Banzeiro, está confirmada a participação de artistas plásticos e de circo, atores, produtores e incentivadores culturais, mestres de tradições do marabaixo e batuque, para o ensaio show, que será aberto para quem quiser prestigiar. “É uma prévia do cortejo de aniversário da cidade, com muita música, acompanhadas pelos batuqueiros do Banzeiro, e arte em geral, na praça Floriano Peixoto”, confirma Alan Gomes, da coordenação.64

No dia 4 de fevereiro, próxima quinta-feira, a PMM realiza a programação oficial de aniversário de Macapá. Inicia com a celebração da missa, na Igreja São José antiga, logo após, um grande cortejo, ao som do Banzeiro, formado por diversos integrantes de vertentes culturais do Amapá, além de artistas de circo, grupos de marabaixo e batuque, e populares, segue até a praça da Bandeira, que será entregue revitalizada e com as bandeiras do Estado, do Brasil e dos municípios.

O ensaio-show do Banzeiro será neste sábado, às 19h, na praça Floriano Peixoto

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação – Projeto Banzeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *