BiblioSesc retoma serviço itinerante nas escolas públicas de Macapá

A unidade móvel BiblioSesc retomou o trabalho itinerante que leva mais de 3 mil títulos literários para locais onde há pouco acesso à leitura. Entre agosto e novembro, quatro escolas públicas de Macapá vão ser atendidas pelo projeto que disponibiliza livros de literatura brasileira, estrangeira, infanto juvenil, didáticos e obras de referências como atlas, enciclopédias e dicionários.

A primeira parada do BiblioSesc foi o Bioparque da Amazônia, onde fica até o dia 29 (sexta-feira) como um espaço de leitura para os visitantes. Após, o caminhão segue para a escola Nancy Nina da Costa, localizada no bairro Zerão. Nessa segunda parada, tanto alunos e docentes quanto a comunidade local poderá realizar empréstimo de livros a partir do cadastro feito no ato da aquisição.

BiblioSesc – o projeto foi idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc em 2005 e, em novembro de 2007, o Regional do Amapá recebeu uma unidade móvel. O caminhão do BiblioSesc percorre bairros periféricos e distritos de Macapá com o propósito de democratizar o acesso ao livro e à leitura e o desejo de chegar a locais onde inexiste biblioteca ou sala de leitura. Assim, visa suprir a carência de aproximar o livro das comunidades e escolas, através dos serviços de cadastro, empréstimo, consulta e devolução das publicações. Como resultado, o projeto espera alcançar mais famílias lendo, tendo contato com a leitura e, consequentemente, elevar o nível de conhecimento e entendimento de cada cidadão.

O reconhecimento do bairro que recebe a biblioteca itinerante acontece através de visita in loco da equipe de Cultura do Sesc, fazendo contato, na maioria das vezes, com os presidentes das associações de moradores do bairro e diretores de escolas públicas. Um dos requisitos para a permanência da unidade é que não exista nenhum foco de leitura.

SERVIÇO:

Retomada do projeto itinerante BiblioSesc
LOCAL: Bioparque da Amazônia
DATA: 22 à 29 de julho de 2022

Haynan Iago Araújo – Coordenador de Comunicação e Marketing
Cel/WhatsApp (96) 98115-7855
Jamily Canuto – Assessora de Imprensa
Cel/WhatsApp (96) 98115-7855
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *