Bloco criado no Curiaú vai levar para o carnaval a mistura de batuques do quilombo do Amapá

Por Por Caio Coutinho, Jéssica Rabelo e Jorge Júnior

O bloco carnavalesco Kulembé agita os fins de semana na Maloca da Tia Chiquinha, localizada no Curiáu, área quilombola de Macapá, com os ensaios da bateria. O grupo musical reúne os ritmos de batuque, marabaixo e axé, e sairá nas ruas do quilombo no dia 1º de março.

Composto por caixas de marabaixo, repique de vara, caixa guerreira e surdo, o bloco foi criado em 2019 e já levou mais de 400 pessoas às ruas da comunidade. Os instrumentos são confeccionados por Pedro Bolão, que fala da importância de incentivar as crianças a seguirem os mesmo passos.

Pedro Bolão, músico que confecciona os instrumentos musicais — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

“Esse é um legado que a gente aprende de pai e mãe, então nós temos que passar para as crianças aquilo que a gente mais gosta de fazer, que é fazer instrumento, tocar tambor e participar desse carnaval maravilhoso, que é diferente e realizado na comunidade do Curiaú”, falou.

O ritmo denominado maraxé (resultado de marabaixo e axé) é o que embalará o carnaval do bloco Kulembé, nome que faz referência aos trajes utilizados pelos negros nas roças. O organizador Adelson Pinto ressalta que reunir os instrumentos reforça a origem africana de todo ritmo de tambor.

Adelson Printo, cantor e coordenador do Kumbelé — Foto: Rede Amzônica/Reprodução

“O marabaixo veio da África, dos negros, dos escravos e o axé veio da Bahia, hoje transformado em ritmos bacanas, mas não deixa de ser o batuque. O carimbó é do Pará, mas tem madeira, tem couro e percussivo no meio”, descreveu.

E reunindo os ritmos e os quilombolas, o grupo mantém as tradições herdadas pelos antepassados, aliando aos festejos da época de carnaval.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *