Bloco em Macapá aproveita carnaval para combater intolerância religiosa e o racismo

Bloco ‘Afoxé Filhos de Zambi’ quer mobilizar mais de 600 brincantes no dia 10 de fevereiro (Foto: Bloco Afoxé Filhos de Zambi/Divulgação)

Por Carlos Alberto Jr

Com o intuito de proporcionar um carnaval de paz, união e sem preconceitos, o bloco “Afoxé Filhos de Zambi” vai desfilar nas ruas do Centro de Macapá pela segunda vez. O bloco vai desfilar no dia 10 de fevereiro, com concentração na Praça da Bandeira, a partir das 16h. São esperados mais de 600 brincantes.

Zambi significa “Cidade de Deus” ou “Deus Universal” e a escolha do nome retrata exatamente o sentido maior da mobilização dos organizadores. Para o padre Paulo Roberto, um dos fundadores, essa é uma forma de mostrar que dá para se divertir no carnaval em paz.

“Mesmo sendo a maior festa do país, ainda tem gente que associa carnaval com bebedeira e confusão. Queremos mudar isso. Assim como em 2017, esse ano vamos fazer um linda festa em prol da paz, combatendo todo tipo de discriminação, principalmente religiosa e racial”, disse o padre.

Fundado por profissionais de diferentes áreas de atuação e idades, concepções políticas e religiosas, o grupo está mobilizado pela luta contra todas as formas de violência, intolerância, preconceito e racismo. Eles vão custear as despesas com a programação.

Foto: Diário do Amapá

Para o embalar o trajeto, o hino “Afrozambi”, composto pelos músicos Ivo Cannuty e Osmar Júnior, vai entoar grande parte do desfile, além de tradicionais sambas e marchinhas de carnaval.

Para participar do bloco não é necessário nenhum tipo de inscrição ou abadá, a organização só recomenda o folião a usar roupas brancas durante o trajeto, que vai passar pelas principais ruas do Centro e encerra na Praça do Coco.

Serviço

Bloco Afoxé Filhos de Zambi
Data: 10 de fevereiro (sábado)
Hora: 16h (concentração)
Local: Praça da Bandeira

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *