Bloco Filhos da Mãe Luzia se apresenta no Fab & Folia resgatando 30 anos de história no carnaval

Para comemorar 30 anos de folia, o bloco Filhos da Mãe Luzia faz uma apresentação especial no Fab & Folia, a Festa do Povo, e leva o tema “30 anos de Histórias”, para a avenida. O desfile será dia 2 de março, no resgate dos blocos que animavam os bairros e o carnaval no centro de Macapá, organizado pela Prefeitura de Macapá (PMM) e Liga dos Blocos do Amapá (Liba). Filhos da Mãe Luzia é original da rua de mesmo nome, no bairro do Laguinho, e é pioneiro na inovação de apresentação e organização de blocos no carnaval amapaense. O Fab& Folia inicia às 16h e a Mãe Luzia entra na avenida às 20:40.

O bloco é mais uma homenagem à parteira Mãe Luzia, que aparou centenas de amapaenses desde o início de 1890, até falecer, em 1954, aos 109 anos. Matriarca de gerações que se espalham no estado, ela é ainda nome de uma avenida, no Laguinho, e da maternidade estadual, como reconhecimento à sua história. Em 1988 o bloco foi criado por moradores da avenida Mãe Luzia, entre eles, descendentes da parteira, para continuar a brincadeira iniciada em uma ala coreografada da agremiação Piratas Estilizados. Em 2001 o bloco foi oficializado e filiado à Liba.

Com a filiação à Liga, o Filhos da Mãe Luzia passou a disputar os concursos de blocos, ainda na avenida Fab, e, por sua originalidade inovação nas fantasias, foi campeão de 1994 à 1997, levando para a pista mais de 1 mil brincantes, que usaram as mais diferentes roupas, como a de índio estilizado, estilo filhos de Gandi, entre outras. Outra diferença no bloco são as letras das marchinhas, irreverentes e que fazem alusão à algum morador ou ponto histórico do Laguinho.

O bloco é o 4º a se apresentar no Fab &Folia, que uma evento para resgatar os desfiles de blocos da avenida Fab, que mudaram para o Sambódromo em 1996, com muitas marchinhas e sem competição. Há quatro anos não é realizado desfile de blocos, que fazem programações alternativas nos bairros para os brincantes. O bloco Filhos da Mãe Luzia traz de volta seus desfiles em uma alusão às três décadas, e se apresenta como o primeiro oficial, camisa com a imagem que simboliza a parteira, e bermuda jeans.

Fab & Folia inicia às 16:30, com show da Banda Placa, seguido da apresentação de oito blocos filiados à Liba. Os foliões do Filhos da Mãe Luzia se concentram às 19h, em frente á PMM, e se apresenta às 20:40. Os desfiles percorrem a avenida FAB, entre Eliezer Levy e General Rondon.Os abadas estão á venda na avenida Mãe Luzia entre General Rondon e José Serafim. Ou pelo telefone: 98126-1181/99113-9202.

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *