Boas práticas do MP-AP são incluídas em publicação do CNMP sobre combate à corrupção e de gestão e governança

O Sistema Colibri, MP Mérito e a Atendente Virtual Sofia foram as iniciativas do Ministério Público do Amapá (MP-AP) selecionadas pelas Comissões de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) e de Enfrentamento da Corrupção (CEC) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para integrarem a publicação intitulada: “O CNMP e as boas práticas de combate à corrupção e de gestão e governança dos Ministério Públicos”. A obra foi apresentada pelo presidente das Comissões, conselheiro Silvio Amorim, durante o I Congresso do Ministério Público brasileiro e disponibilizada aos MPs e público em geral.

Esta 1ª edição contempla as boas práticas de combate à corrupção e de gestão e governança dos Ministérios Públicos dos Estados do Amapá, Acre, Pará, Rondônia e Santa Catarina, além do Ministério Público Militar. O trabalho de conhecimento das iniciativas de excelência dos Ministérios Públicos foi realizado por meio de visitas presenciais do conselheiro, tendo sido recebido no Amapá, em março, quando membros e servidores apresentaram as melhores práticas e iniciativas desenvolvidas no cumprimento da missão institucional e aproximação com a comunidade.

Na apresentação da obra, Silvio Amorim informa que a ideia é reunir e propagar iniciativas bem sucedidas implementadas pelas unidades e ramos do Ministério Público. “Considerando a magnitude do Ministério Público brasileiro, que conta com trinta unidades ministeriais distintas, o reconhecimento e a replicação das melhores práticas institucionais são de fundamental importância para o incremento da eficiência organizacional”, ressaltou o conselheiro.

A procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, parabenizou o conselheiro Sílvio Amorim e toda equipe pela publicação. “Esta publicação é um importante registro do trabalho desenvolvido pelos membros e servidores da instituição. Poder compartilhar os projetos e iniciativas do MP-AP que têm ajudado no aprimoramento e na qualidade da prestação dos serviços ao público é uma grande satisfação”, ressaltou a PGJ.

– Colibri: consiste em um Sistema de Gerenciamento de Cálculo de Valoração Econômica de Dano Ambiental, desenvolvido por conta da necessidade de padronização e gerenciamento sistêmico dessa valoração econômica do dano ambiental, com objetivo de auxiliar os promotores de Justiça e técnicos de todas as unidades ambientais nesses cálculos.
https://bancodeprojetos.cnmp.mp.br/Detalhe?idProjeto=2838

– Sofia: é uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) criada com o objetivo facilitar a busca por informações relacionadas às atividades desenvolvidas pelo MP-AP. Funciona como uma Promotora Virtual capaz de simular o comportamento humano de forma autônoma, utilizando-se, para tanto, da tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (PNL) para ofertar ao cidadão atendimento rápido, simples e humanizado.
https://bancodeprojetos.cnmp.mp.br/Detalhe?idProjeto=2867

– MP Mérito: tem como finalidade o desafio de apresentar uma nova metodologia de análise sobre o critério de merecimento no desenvolvimento da carreira de membros da instituição no Amapá.
https://bancodeprojetos.cnmp.mp.br/Detalhe?idProjeto=2242

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *