Bolsas para o Curso de Publicadores de Dados

A Escola de Dados está com inscrições abertas para pessoas interessadas em receber bolsas gratuitas no curso ‘Publicadores de Dados’. A chamada visa aumentar a diversidade do curso nos quesitos regionais, raciais e relativos ao gênero, além de democratizar o acesso ao conhecimento.

O curso conta com o apoio da Hivos, no âmbito do programa Todos os Olhos na Amazônia, que oferecerá isenção de inscrição para 40 pessoas que atuem com gestão pública na Amazônia Legal, com prioridade para representantes de povos indígenas da região. A Amazônia Legal compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Também serão oferecidas outras bolsas para os demais estados, dentro da política de apoio à diversidade da Escola de Dados.

Em ambos os casos, é preciso que a pessoa já atue em uma instituição pública ou da sociedade civil onde há rotinas de trabalhos com dados ou chances de implementá-las. Também é necessário ter disponibilidade para participar integralmente do curso, que começa no dia 28 de agosto e dura 5 semanas.

O objetivo do curso é capacitar instituições a disponibilizar dados abertos, de modo a superar os atuais desafios na área de transparência, na Amazônia Legal e no Brasil como um todo.

Interessados em obter a gratuidade neste curso inédito devem participar da chamada pública preenchendo este formulário até o dia 31 de julho. O resultado será anunciado em até cinco dias após o término das inscrições.

A formação abordará conceitos e ferramentas para planejar e promover a gestão estratégica e a abertura de dados em organizações, sobretudo públicas. O curso terá vídeo-aulas e sessões ao vivo para a prática de exercícios. Todo o material estará disponível aos alunos na plataforma online do curso e os participantes terão um fórum para tirar dúvidas e interagir com a equipe de instrutores.

SOBRE A HIVOS

Hivos é uma organização não governamental, humanista e internacional. Juntamente com parceiros locais e internacionais, a organização busca contribuir para um mundo livre, justo e sustentável, no qual as pessoas possam acessar recursos e ter o poder de controlar suas vidas e seu futuro. Hivos acredita na criatividade e capacidade individual das pessoas. Qualidade, cooperação e inovação fazem parte dos conceitos da nossa filosofia.

PRÉ-REQUISITOS

Atuar em instituição pública ou da sociedade civil em que há rotinas de trabalho com publicação de dados ou possibilidade de implementá-las;

Ter disponibilidade de participar do curso integralmente (de 28/08 a 1/10).

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Serão priorizadas pessoas que atuem com políticas públicas para a população indígena ou que sejam lideranças políticas indígenas na região da Amazônia Legal;

Diversidade de gênero, raça e geografia;

Potencial de aplicação e disseminação do conhecimento adquirido no curso.

Fonte: Café com Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *