Cachoeira do Traíra em Ferreira Gomes (AP)

Por Anderson Lameira

Cachoeira do Traíra… a explicação desse nome vou ficar devendo, mas compartilho com os leitores a satisfação em conhecer tal local. É fato que eu esperava realmente conhecer uma grande queda d’água contudo isso não aconteceu, mas a paisagem não deixou a desejar para outros locais.

É fato que a ida ao local me lembrou um trecho de uma música:

“Com certeza, você já se banhou na queda de uma cachoeira
Sentindo a sensação da sua alma sendo purificada por inteira
Com certeza, meu amor, você já se banhou na queda de uma cachoeira
Sentindo a sensação da sua alma sendo purificada por inteira”
Com Certeza – Planta e Raiz

E a busca por esse equilíbrio interior e a purificação da alma ficou bem próxima. O local ainda possui um simplicidade em seu atendimento e suas instalações estavam sofrendo adequações, mas nada que atrapalhe o desfrute em se banhar em águas limpas e refrescantes.

Disposição das rochas naquele curso hídrico possibilitou formações de áreas com profundidades distintas, algumas adequadas a “curtição” da criançada.

Os administradores do local cobram um valor simbólico para a entrada de carros, tendo valores diferenciados caso o visitante entre com alimentos e bebidas. Deixo uma mensagem para os futuros visitantes: ajudem a preservar o local contribuindo principalmente com a limpeza, leve sacos plásticos para recolher o lixo gerado e leve consigo pois não há coleta de resíduos no local.

Como Chegar:

O local fica no município de Ferreira Gomes, distante pouco mais de 130 km da capital Macapá. O ramal de acesso a cachoeira do Traíra fica no lado esquerdo para quem trafega na rodovia BR-156, sentido Macapá/Oiapoque.

O condutor, ao cruzar a ponte sobre o Rio Araguari, deve se atentar, pois irá permanecer pouco mais de 6,4 km, pegando o ramal a sua esquerda. A distancia a ser percorrida até o local é algo em torno de 4,8km.

Fonte: Trip no Amapá


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *