“Café com Ciência” é apresentado na 9ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto em Portugal

A ação “Café com Ciência”, desenvolvida pela Embrapa Amapá, ganhou destaque como ferramenta de divulgação de repositórios de publicações na 9ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (ConfOA), evento realizado em Lisboa (Portugal), promovido pela Universidade do Minho (SDUM), Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Instituto Universitário de Lisboa. O evento ocorreu no período de 2 a 4 de outubro, no Instituto Universitário de Lisboa.

O artigo intitulado “Café com Ciência: divulgação das ações técnico-científicas em acesso aberto da Embrapa Amapá” foi elaborado pela analista Adelina Belém, bibliotecária da Embrapa Amapá, e co-autoria da coordenadora do Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB), Alessandra Rodrigues. Sendo apresentado por Adelina Belém na última quarta-feira, 3/10, no formato de “pecha kucha”, uma tipologia de apresentação com conteúdo visual alternado de 20 em 20 segundos, com um tempo total de apresentação de aproximadamente 7 minutos.

O trabalho completo será publicado ainda na revista Cadernos BAD, da associação de bibliotecários, arquivistas e documentaristas, que objetiva estimular o debate em torno de temáticas críticas no exercício da profissão, através da divulgação de sínteses de trabalhos de investigação e reflexões teóricas. E a apresentação estará nos anais do evento. “Com a apresentação deste trabalho, a Embrapa se colocou como incentivadora na divulgação e engajamento de outras instituições ao acesso aberto. Devemos estimular outras instituições do Amapá que não possuem repositórios de acesso aberto”, ressaltou Adelina Belém.

O “Café com Ciência” é uma proposta de Boas Práticas originada dos serviços da Biblioteca, em parceria com o Comitê Local de Publicações (CLP) e o Núcleo de Comunicação Organização (NCO) da Embrapa Amapá. A ação consiste na realização de encontros entre autores de novas publicações e públicos interessados, gerando a oportunidade para apresentações interativas e dinâmicas, culminando com um café de confraternização entre os participantes nas dependências da biblioteca da Embrapa Amapá. “Ao trazer a sociedade para dentro da Embrapa, em especifico a comunidade acadêmica, no intuito de aproximação, para conversar com os pesquisadores, acreditamos na circulação, popularização das informações e conhecimentos especializados aqui gerados”, ressaltou a bibliotecária.

Repositórios de acesso aberto da Embrapa

Os repositórios digitais de acesso aberto da Embrapa são denominados Infoteca-e, Alice e Sabiia. No Infoteca-e (Informação Tecnológica em Agricultura) as publicações são de conteúdo técnico e produzidas pelos centros de pesquisa da Embrapa, como Séries Embrapa, cartilhas, livros, programas de rádio (Prosa Rural) e de TV (Dia de Campo na TV), com linguagem adaptada a diversos públicos como produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais. O repositório Alice (Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa) é onde o usuário encontra informações científicas produzidas por pesquisadores da Embrapa e editadas em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados, artigos em anais de congressos, teses e dissertações e notas técnicas. Outro repositório à disposição da população em geral é o Sabiia (Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura, o primeiro provedor de serviços na área de agricultura no mundo. Esta ferramenta é utilizada para busca de conteúdos resultantes da pesquisa científica em agricultura e áreas afins, abrangendo inclusive publicações de outras instituições de pesquisa nacional e internacional.

Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (ConfOA)

A ConfOA é um evento com realização alternada entre Portugal e Brasil, que tem como objetivo reunir as comunidades portuguesa e brasileira, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o Acesso Aberto ao conhecimento e com a Ciência Aberta.

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *