Caixa Econômica capacita servidores do TCE/AP para utilização do Sinapi e SIPCI


Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) participaram durante dois dias de treinamento realizado pela Caixa Econômica Federal para utilização do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI). A capacitação faz parte de um convênio celebrado entre a Caixa e o Tribunal.

O SINAPI divulga mensalmente custos e índices da construção civil. A gestão do sistema é compartilhada entre a Caixa e o IBGE. O Banco é responsável pela base técnica de engenharia (especificação de insumos, composições de serviços e projetos referenciais) e pelo processamento de dados, enquanto o IBGE pela pesquisa mensal de preço, metodologia e formação dos índices. “Com o treinamento vamos ter mais acesso as ferramentas do sistema, por exemplo, no sistema disponível na internet só podíamos consultar as duas últimas pesquisas. Agora teremos acesso a todos os dados desde que o SINAPI foi criado, o que vai melhorar substancialmente nossas auditorias em obras públicas”, informou Caio Felipe, inspetor de controle externo do TCE (inspetoria de engenharia).

O convênio entre o TCE/AP e a Caixa possibilita, além das informações disponíveis no site do banco, acesso ao SIPCI (denominação do módulo de acesso controlado ao SINAPI).  O SIPCI dispõe de funcionalidades como a de cadastramento de orçamentos, criação de bancos de insumos e composições, e a geração de relatórios analíticos de suas referências, para qualquer data-base disponível. “O acesso as ferramentas vão possibilitar mais agilidade e precisão aos achados de auditoria” conclui Caio Felipe.

Assessoria de Comunicação do TCE/AP
Contatos: (96) 2101-4759/ 8101 2131

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *