Calendário de vacinação 2017 tem ampliação de faixa etária

O Ministério da Saúde (MS) anunciou aos municípios mudanças para o calendário de vacinação 2017. Seis vacinas terão as faixas etárias ampliadas com o objetivo de aumentar a proteção de crianças e adultos, garantindo elevadas coberturas vacinais. Em Macapá, a ampliação só acontecerá após o MS aumentar o quantitativo de vacinas enviado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

As vacinas de HPV e meningocócica C já estão com a faixa etária ampliada desde o início do ano. Em 2017, a vacina contra HPV já está sendo disponibilizada para meninos de 12 e 13 anos e meninas de até 14 anos, bem como para homens e mulheres com HIV, entre 9 e 26 anos; e a meningocócica C, que antes só era disponibilizada para crianças de até dois anos, já está sendo oferecida para crianças de até 4 anos e adolescentes de 12 e 13 anos.

As vacinas, que também serão ampliadas, são: tríplice viral, que previne o sarampo, caxumba e rubéola, passa a ser administrada em adultos de 20 a 29 anos ou em uma dose para pessoas de 30 a 49 anos; e a tetra viral, que é administrada em crianças até dois anos, passará a contemplar crianças de 15 meses a 4 anos. A vacina dTpa adulto, utilizada em grávidas a partir da 27ª semanas de gestação, passará a ser recomendada a partir da 20ª semana de gravidez. Já a Hepatite A será disponibilizada a crianças até 5 anos de idade.

A coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária, reforça que a ampliação começará a ser feita de acordo com o quantitativo de imunobiológicos enviados pelo MS. “As campanhas do HPV e meningocócica C não sofrem alteração, pois já estão contemplando a nova faixa etária recomendada desde o início do ano. As demais só começarão a ser ampliadas quando o Ministério da Saúde aumentar nosso quantitativo de vacinas. A população não deve se preocupar, pois, gradativamente e após o treinamento dos nossos profissionais, aumentaremos a oferta dessas vacinas para o público preconizado”.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *