Camarão, mosca-da-carambola e soja são temas do 9º Café com Ciência

A programação do 9º Café com Ciência desta sexta-feira, 4/10, contará com um bate papo abordando estudos científicos sobre o rendimento de carne e resíduos do camarão-da-amazônia; o uso de parasitoides para o combate a mosca-da-carambola em condições de laboratório; e materiais genéticos para cultivo de soja no Amapá. O evento será realizado no Auditório Tucuju da Embrapa Amapá, às 9 horas. Trata-se de um encontro interativo entre os autores das publicações e os públicos interessados, terminando com um café de confraternização entre os participantes. O evento é aberto, gratuito e não precisa fazer inscrição.

O Café com Ciência foi idealizado pela bibliotecária Adelina Belém. Ela destaca que o objetivo é ampliar a divulgação da produção científica gerada pela Embrapa e parceiros, tendo como objeto de disseminação o lançamento das novas publicações como as séries técnicas e livros. “Ao trazer a sociedade para nosso ambiente de estudos e pesquisas para conversar com os pesquisadores, acreditamos na circulação, popularização das informações e conhecimentos especializados gerados pela empresa”.

Temas do 9º Café com Ciência:

Soja

No Amapá, a implantação do cultivo de soja ocorre em áreas de Cerrado. É importante conhecer o potencial de produtividade de grãos para uma ampla diversidade de materiais genéticos. A Embrapa avaliou o número de dias até o florescimento (NDF); número de dias até a maturidade dos grãos (NDM); altura da planta na maturidade (APM); altura de inserção da primeira vagem (AIV); e produtividade de grãos (PG) em 21 linhagens e 9 cultivares de soja. Para este estudo foi adotado o delineamento de blocos casualizados com quatro repetições e parcelas experimentais representadas por quatro linhas de plantio, de cinco metros e quatro repetições. Para as linhagens se destacaram as cultivares BRASBT13-0621 e BRASBR13-200 e a cultivar BRS 8781, sendo que esta última apresentou melhor produtividade de grãos. Publicação do pesquisador Gilberto Ken-Iti Yokomizo.

Camarão-da-amazônia

O camarão-da-amazônia possui grande importância econômica e social nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O estudo da Embrapa Amapá avaliou as relações biométricas e de rendimentos de carne e de resíduos do camarão-da-amazônia capturado na foz do rio Amazonas. Após higienização e biometria, os camarões foram classificados por comprimento e divididos em dois grupos, um mantido fresco e outro processado por cozimento e salga. O rendimento de carne (41,6% a 46,8%) do camarão-da-amazônia foi superior ao de outras espécies do gênero Macrobrachium, indicando que a espécie é promissora para o beneficiamento comercial. Publicação da equipe pesquisador Jô de Farias Lima, Sting Silva Duarte, Leandro Fernandes Damasceno.

Mosca-da-carambola

A mosca-da-carambola é uma praga quarentenária presente no Brasil, uma ameaça à competitividade da fruticultura brasileira no mercado externo. Sua distribuição é restrita aos estados do Amapá e Roraima, e está sob controle oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Programa Nacional de Combate às Moscas-das-frutas (PNMF), mas a preocupação com a possível dispersão da praga é constante. Na busca de estratégias de controle para a mosca-da-carambola, o controle biológico clássico com a utilização de parasitoides se apresenta como uma alternativa viável. O estabelecimento e a manutenção da colônia de mosca-da-carambola em laboratório na Embrapa Amapá foram realizados de acordo com a metodologia descrita por Bariani et al. (2016). Posteriormente, a dieta utilizada para manutenção das larvas foi substituída por uma dieta à base de cenoura descrita por Teran (1977), com adaptações.

Para ter acesso às publicações na íntegra, clique no link correspondente a cada tema abaixo:

– Desempenho de diferentes materiais genéticos de soja no Cerrado amapaense.

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/188414/1/CPAF-AP-2018-BPD-104-Desempenho-diferentes-materiais-geneticos-soja.pdf

– Relações Biométricas e Rendimento da Carne e Resíduos em Camarão-da-Amazônia da Foz do Rio Amazonas, Estado do Amapá.

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/187266/1/CPAF-AP-2018-BPD-103-Relacoes-biometricas.pdf

– Estabelecimento de colônia do parasitoide Fopius arisanus Sonan (Hymenoptera: Braconidae) sobre a moscada-carambola em condições de laboratório.

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/201800/1/CPAF-AP-2019-DOC-102-Estabelecimento-colonias.pdf

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *