Campanha de Arrecadação para o Bazar Beneficente do Centro de Atividades Sociais da Periferia

O Centro de Atividades Sociais da Periferia (CASP) realiza todos os sábados, 8 às 12hs um Bazar Beneficente. Para tal, o Casp iniciou uma campanha de arrecadação de roupas, sapatos e objetos de casa.

O CASP é uma associação comunitária localizada na Avenida Francisco Torquato de Araújo, n° 1151 (10° Avenida do Congós). O Centro não trabalha com recursos públicos, apenas conta com o apoio de moradores, moradores, comerciantes do bairro e amigos do projeto. A iniciativa visa ajudar as famílias mais carentes do bairro.

Foto: Rede Amazônica

Parceria

No ano de 2019, o CASP alcançou novas parcerias, uma delas a institucional, onde está vinculado ao Projeto de Extensão Assistente técnica em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), coordenado pela Professora Melissa Matsunaga.

O projeto visa reformar o espaço físico do CASP (1° etapa) e a casa de Dona Carmem (2° etapa). E para custear a obra estão sendo vendidas rifas no valor de 2 reais (Prêmios: 1 bicicleta e um ovo de chocolate) que será sorteado no dia 11 de Abril. E além das rifas também está sendo feita a arrecadação do Bazer.

O objetivo do centro é oferecer aulas, oficinas, curso, capacitação, roda de conversa, educação popular, esporte e lazer para as famílias mais carentes do bairro.

Sobre o Casp

Fundado no mês de janeiro de 2015, o CASP tem como direção Carmem Duarte, Elrezan Paixão e Vanderlei Silva Agenor (vizinhos) que antes de fundarem o CASP, juntamente com outras vizinhas e vizinhos que também se envolvem no trabalho, já desenvolviam, na rua onde moram, atividades/eventos como dia das crianças, dia das mães, festa junina, natal solidário.

A sede do CASP é um pedaço generoso da casa de Dona Carmem que ela doou para ser palco de projetos sociais.

Dona Carmem era agente comunitária de saúde que se tornou técnica em enfermagem, e através do trabalho voluntário na pastoral da criança há 20 anos ela faz o peso das crianças e ,caso necessário, faz o encaminhamento para a UBS.

As atividades oferecidas no CASP são: Capoeira (há mais de 5 anos), Reforço Escolar para crianças (há um ano institucionalizado pelo projeto de extensão ” Educação Popular e Reforço Escolar Comunitário” da UNIFAP), curso de corte e costura, libras, voz e violão.

Texto: Izam Cabreiro e Alzira Nogueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *