Campanha de Vacinação contra HPV é intensificada nos distritos de Macapá

A Campanha de Vacinação contra o HPV é voltada aos adolescentes. Mesmo com o público-alvo em período de férias, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) prossegue a imunização, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal. Paralelo a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, os distritos de Macapá também são contemplados. Em São Joaquim do Pacuí, a equipe imunizou moradores de 25 comunidades. Neste sábado, 15, será a vez do distrito de Abacate da Pedreira.

Precisam tomar a vacina meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos. Ambos devem tomar duas doses da vacina contra o HPV, com intervalo de seis meses entre elas. “Nossas equipes acompanham as plenárias do PPA e aproveitam para imunizar o público presente. A prioridade é a imunização contra o HPV, mas aproveitamos esses momentos para fazer a atualização dos cartões de vacina de um modo geral”, explica a coordenadora de Imunização, Jorsette Cantuária.

Na capital, as vacinas são disponibilizadas em todas as UBS’s, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para ter acesso, o adolescente deverá, acompanhado dos pais ou responsáveis, procurar a unidade básica munido do cartão de vacina.

HPV

É um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosa infectadas. É o principal responsável pelos casos de câncer do colo do útero e verrugas genitais, e a terceira causa de morte de mulheres em todo o Brasil. A vacinação protege contra os cânceres de colo do útero e de pênis, lesões pré-cancerosas e infecções causadas pelo vírus. O HPV também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *