Campanha “Eu voto no Sítio Arqueológico da Unifap”

No próximo dia 4 de fevereiro, na comemoração dos 254 anos de Macapá, terá início a Consulta Popular do Patrimônio Cultural, que busca mapear o que a população considera patrimônio cultural da cidade. O sítio arqueológico AP-MA-05: Campus da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foi incluído na lista preliminar, e agora precisamos do seu voto para registrá-lo como patrimônio da cidade.
O sítio foi identificado na década de 90 e nos últimos anos novas pesquisas foram realizadas, revelando um surpreendente conjunto de urnas funerárias. Mais de 30 urnas cerâmicas já foram escavadas, mas a estimativa é que existam mais de 2.000 mil urnas ainda preservadas no sítio.
Estes são registros de grupos indígenas que moraram na região de Macapá, entre 900 e 1200 anos atrás. Este blog apóia o Sítio Arqueológico da Unifap como patrimônio de Macapá.
  • Eu apóio, mesmo porque eu escavei lá também. Foi uma sensação maravilhosa ver surgindo cada pedaço de urna, as formas, pinturas…foi emocionante, embora bem cansativo, pois o sol estava de rachar. Esse sítio representa muito em termo de conhecimento sobre os povos que por aqui viveram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *