Campanha “Mesário Voluntário”: TRE-AP convida eleitores a participar das Eleições 2014


O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), com o objetivo de recrutar eleitores para exercer a função de mesário nas Eleições 2014, convida os cidadãos a participar da campanha “Mesário Voluntário”. A ação, executada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE-AP), visa minimizar o problema das zonas eleitorais, que em todo pleito, encontram dificuldades para o chamamento de pessoas para trabalhar no processo eleitoral. 

Os mesários são eleitores, convocados ou voluntários, que compõem as mesas receptoras de votos em eleições, referendos e plebiscitos. A campanha “Mesário Voluntário” foi lançada nas Eleições de 2006. Os interessados deverão procurar o Cartório Eleitoral da cidade onde votam ou inscrever-se no site do TRE-AP, no endereço eletrônico: http://www.tre-ap.jus.br/eleitor/mesario-voluntario

Dos Requisitos e atividade dos mesários

De acordo com o coordenador de Educação e Desenvolvimento do TRE-AP, Rinaldo Farias, para trabalhar como mesário, o cidadão precisa ser maior de 18 anos, ter concluído o Ensino Médio ou estar prestes a concluir; não ter grau de parentesco até o segundo grau com candidato a cargo eletivo; ter disponibilidade para prestar serviço à Justiça Eleitoral, além de estar em pleno gozo de seus direitos políticos. Segundo Rinaldo Farias, aproximadamente cinco mil mesários em todo o Amapá serão treinados pela EJE, a partir de agosto deste ano, para atuar nas Eleições 2014. 

O coordenador explicou que eles terão aulas teóricas (Direito eleitoral e atendimento ao público) e práticas. Desta forma, ficarão aptos para atender ao eleitor e auxiliar em eventuais problemas que possam ocorrer no pleito que ocorrerá dia 5 de outubro de 2014. 

Benefícios para quem atuar como mesário

Os eleitores que trabalharão como mesários voluntários receberão certificados. Como em todo pleito, a maioria serão de estudantes e as horas de atuação nas Eleições contarão como carga horária nas disciplinas complementares. 

Os mesários serão dispensados do serviço na data do treinamento e do pleito, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral. Ainda serão contemplados pelo dobro dos dias trabalhados, incluídos os dias de treinamento, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem. 

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá 
Assessoria de Comunicação e Marketing 
Elton Tavares, com informações do TSE.
ALTV 
Fones: 2101-1504/84059044/91474038 
Site TRE-AP: www.tre-ap.jus.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *