Campanha Outubro Rosa: TRE-AP orienta servidoras sobre prevenção ao câncer de mama

546546
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) aderiu à Campanha Outubro Rosa, que visa incentivar as servidoras da Justiça Eleitoral para a prevenção do câncer de mama por meio do auto-exame. A ação, realizada pela Seção de Serviços de Assistência Médica, Odontológica e Social (Samo/TRE), foi feita via e-mail institucional, com todas as informações para prevenir a doença.

A enfermidade já vitimou milhares de mulheres no planeta. Descobrir a doença com antecedência significa grandes chances de cura. A ação se fortalece a cada ano e o resultado é o salvamento de vidas no Amapá, Brasil e mundo.

Um total de 134 servidores do quadro efetivo do TRE, na sede e Zonas Eleitorais, 68 são serventuárias. De acordo com o analista judiciário e Coordenador de Desenvolvimento (CODES), Marcílio Lira, os panfletos virtuais explicativos sobre o auto-exame objetivam não somente chamar a atenção das mulheres que trabalham na Justiça Eleitoral, como municiar as servidoras para orientar suas respectivas famílias.

Este é um trabalho de sensibilização e alerta sobre a doença. A conscientização da importância do auto-exame é fundamental, pois prevenir é sempre melhor que remediar”, pontuou o titular da CODES.

outubro-rosa

Medidas para evitar o câncer de mama

– Buscar uma vida mais saudável. Os casos de câncer de mama são mais frequentes em mulheres fumantes (24%) e ex-fumantes (13%).
– Caminhar em um bom ritmo por 1h30 a 2h30 por semana reduz o risco de câncer de mama em 18%.
– Faça uma dieta saudável. Uma dieta com muitos produtos frescos e baixo consumo de carne vermelha, sal e carboidratos processados reduz os riscos da doença em 25%.
– Se todas as mulheres acima de 50 anos fizessem mamografias anuais, as mortes por câncer de mama diminuiriam em pelo menos 25%.
– A alta absorção de vitamina D diminui em 50% o risco do desenvolvimento do câncer de mama. A vitamina D encontra-se em um exposição limitada ao sol, nos alimentos salmão, atum, leite fortificado e cereal fortificado.
– Beber de 2 a 5 doses de álcool por dia aumenta os riscos de câncer de mama em 1,5 vezes.
– Mulheres que ganham mais de 27 quilos depois dos 18 anos, sobram as chances de desenvolverem câncer de mama depois da menopausa.

Serviço:

Elton Tavares
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Arte: Kelly Pantoja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *