Cantor e compositor Chermont Jr. representa Amapá no Fecani 2014

Por Paula Monteiro, do Portal Amazônia

Apaixonado pela Amazônia, o cantor e compositor Chermont Jr. tem a Região Norte como fonte de inspiração. Aos 52 anos de vida, o artista nascido em Belém do Pará, mas macapaense de ‘coração’, representará mais uma vez o Amapá no Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani 2014). O evento acontecerá em Itacoatiara (distante 177 quilômetros de Manaus), nos dias 4, 5, 6 e 7 de setembro.

Em 2013, o músico venceu o mesmo festival com a música ‘Festivaleiro… Alma de Cantador’ em três categorias: Melhor Letra, Melhor Arranjo e Melhor Música. A canção retrata a paixão pela arte e o dom de expressar sentimentos através da música somados ao espírito de competição, comum nos festivais. O primeiro lugar na disputa entrou para a coleção de 30 prêmios alcançados em 40 festivais em que Chermont Jr. participou em oito anos.

Para 2014, o artista aposta na canção ‘Curumim Cantado’, única música inscrita e selecionada no Amapá, das 1.312 músicas inscritas na 30ª edição do Fecani. “A música teve mais uma vez a ajuda do meu netinho, o pequeno Gabriel. Essa foi a segunda vez que ele me inspirou em uma composição. Nela, falo sobre a vida ribeirinha e a degradação humana embalada por diferentes ritmos, entre eles a guitarrada e o  batuque”, disse  o cantor em entrevista ao Portal Amazônia.

O cantor e os festivais

Sobre o festival deste ano, Chermont Jr. está otimista. Antes de iniciar sua trajetória na competição ‘estudou’ o evento por 18 anos. Durante o período, participou de uma das principais mostras de música do Estado- o Sescanta Amapá- e chegou a montar o próprio estúdio, onde grava músicas de várias vertentes. No entanto, é no palco de festivais que se sente realizado. “O difícil é fazer o fácil. Por falta de recursos, preciso escolher em quais festivais participar, mas faço todo esforço possível. Apesar de ser paraense, escolhi o Amapá para viver e tenho muito orgulho de representar essa terra e cantar as belezas da Amazônia”, finalizou.

Sobre o festival

O Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) é considerado o maior festival de música da Região Norte. Em sua 30ª edição, o festival terá representantes dos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Minas gerais, Ceará, Amapá, São Paulo e Roraima.

Além da disputa, o festival contará, ainda, com quatro atrações nacionais, são elas: Neguinho da Beija-Flor, Roupa Nova, SPC e Gusttavo Lima, sem contar com a participação de outras atrações regionais.

A expectativa de público para o evento é de mais de 100 mil pessoas durante os dias do festival. Além dos shows, serão realizadas atividades esportivas e culturais pela cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *