Cantora amapaense Patrícia Bastos vai se apresentar em Portugal

Por Fabiana Figueiredo, do G1 Amapá

A cantora amapaense Patrícia Bastos está em turnê na Europa, se apresentando em três cidades de Portugal. Dois shows fazem parte de um festival e um será em uma casa de shows brasileira. As apresentações com músicas do CD ‘Zulusa’ vão acontecer entre os dias 6 e 8 de novembro, em Lisboa, Coimbra e Espinho. O convite aconteceu no mesmo ano em que a artista ganhou duas vezes no 25º Prêmio da Música Brasileira.

Segundo Patrícia Bastos, o convite para as apresentações surgiu antes do esperado. “O convite apareceu depois da divulgação feita depois do prêmio que recebi. Um produtor ouviu meu trabalho e decidimos assinar o contrato com ele em 2015, mas tivemos a oportunidade de já iniciar os trabalhos antes”, comentou a cantora.

O trabalho amapaense e a cantora foram premiados em maio de 2014, no 25º Prêmio da Música Brasileira, como melhores disco regional e cantora regional, respectivamente. Para a amapaense, a premiação deu visibilidade à cultura do Amapá. A artista já se apresenta pelo sudeste e norte do país e agora vai se apresentar internacionalmente.

Zulusa

Patrícia lançou “Zulusa” em 2013, após um ano de pesquisas e gravações. “Apesar de ter um pouco de música eletrônica, é um CD para o mundo, mas que tem a essência amapaense. É uma mistura do batuque e do marabaixo e que desperta curiosidade em quem não conhece esse som”, disse. Os ritmos cacicó, cúmbia e zoulk também compõem o disco.

O nome foi neologismo criado pelos compositores Celso Viáfra e Joãozinho Gomes, significando “zulus”, do povo negro, “lusitanos”, do povo português, que somado ao índio, é a origem ancestral dos amapaenses.

Ela acredita que o disco “vai durar por muito tempo por ter esse apelo tradicional, e ser a nova música popular brasileira”. O produto é composto de 14 canções de compositores do Amapá, Pará e São Paulo, e contou com a parceria do produtor musical Dante Ozzetti.

As canções “U Amassu I U Dubrasú”, baseada na linguagem ribeirinha, e “Incantu”, baseada na língua indígena, são as que mais fazem sucesso nos shows da cantora. “Zulusa” é o quinto CD de Patrícia Bastos.

Patrícia Bastos

Formada em administração, a macapaense começou a se dedicar à música aos 18 anos, quando entrou para a Banda Brinds. Filha do educador Sena Bastos e da cantora Oneide Bastos, Patrícia cresceu rodeada de músicos que fazem parte da história do Amapá.

Acho que todo mundo tem uma missão e eu tenho essa de divulgar a cultura do nosso estado. Antes eu via muito preconceito por sermos índios, mas nós temos essa mistura que deu tão certo. Temos muitas coisas bonitas para se falar daqui e eu quero divulgar esse outro Brasil que o país não conhece. É o meu desafio maior“, comentou a cantora.

Na década de 90, Patrícia começou a carreira solo, cantando em bares de Macapá. Depois começou a participar de festivais editais do governo federal para realizar shows pelo país. Patrícia Bastos já gravou cinco discos voltados para a música regional.

Shows em Portugal

Dia: 6 de novembro
Local: Centro Cultural Belém (Lisboa) – Misty Fest 2014
Dia: 7 de novembro
Local: Salão Brazil (Coimbra)
Dia: 8 de novembro
Local: Auditório da Academia de Música (Espinho) – Misty Fest 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *