CAOP-IJE acompanha formação do Referencial Curricular Amapaense, alinhado à ação nacional

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOP-IJE), acompanhou durante o mês de agosto os encontros de formação em que o Referencial Curricular Amapaense (RCA) foi apresentado para as equipes técnicas das escolas e secretarias municipais de educação do Estado do Amapá.

O RCA é resultado do processo de contextualização local da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio de um regime de colaboração entre o Sistema Estadual e os Municipais, a partir de 2020, norteará os currículos das instituições de ensino de todo o território amapaense.

Os encontros têm como objetivo ofertar formação aos profissionais que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental, para que esses possam implementar o Referencial amapaense nas escolas, diminuindo a desigualdade do ensino no Estado e ampliando oportunidades entre os estudantes.

Em agosto, foram formados cursistas dos municípios de Calçoene, Oiapoque, Amapá, Ferreira Gomes, Pracuúba, Porto Grande e Tartarugalzinho. Os demais municípios receberão formação no decorrer dos meses de setembro, outubro e novembro.

O MP-AP tem acompanhado de perto o trabalho das equipes responsáveis pela produção e difusão do Referencial, trabalhando pela garantia de um ensino melhor em nosso estado.

“É de suma importância que estejamos trabalhando ativamente dentro da área da educação, na melhoria desse segmento em nossa sociedade, e apoiando os projetos e trabalhos já existentes na área, para que possamos garantir o direito da educação para a sociedade amapaense”, pontuou a procuradora de Justiça Judith Teles, que é a coordenadora-geral do CAOP-IJE.

SERVIÇO:

Elton Tavares – Diretor de Comunicação
Texto: Nelson Carlos
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *