Caravana da Cidadania: TRE-AP ministra curso para candidatos e presta atendimentos no município de Amapá

DesStellaRamos
Vice-presidente/ Corregedora do TRE-AP, Desembargadora Stella Ramos, na abertura do Curso

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) abriu nesta quinta-feira (27), no Fórum do município de Amapá, o curso “Política e Cidadania: responsabilidade de todos”. A ação, voltada para pretensos candidatos e dirigentes de partidos políticos, visa à preparação ao pleito municipal de 2016. Ao todo, 80 pessoas participaram da capacitação, que se encerrou hoje (28). Os participantes – das cidades de Amapá, Pracuúba, Tartarugalzinho, Calçoene e Distrito do Lourenço – receberam certificados e elogiaram a iniciativa da Justiça Eleitoral.

O curso, formulado pela Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE), foi gratuito. O Juiz Eleitoral de TartarIMG_2179ugalzinho, Heraldo Costa, fez a abertura do evento. O magistrado explicou aos presentes a importância deles saberem como proceder dentro das leis eleitorais. A Vice-Presidente/Corregedora do TRE, Desembargadora Stella Ramos, agradeceu a participação dos cidadãos na capacitação e destacou que o curso é fundamental para os que desejam lançar seus nomes nas Eleições Municipais de 2016.

Durantes dois dias, servidores do TRE palestraram sobre temas relevantes ao pleito do próximo ano, como Criação de Partidos Políticos, Atuação Partidária, Convenção Partidária, Inelegibilidade, Registro de Candidatura, Propaganda Eleitoral, Infrações e Crimes Eleitorais, Fiscalização da Propaganda, Captação de Recursos e Prestação de Contas, Finanças e Contabilidade dos Partidos.IMG_2273

A ação percorrerá todos os 16 municípios e o curso é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Amapá, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Ordem dos Advogados do Brasil.

Caravana da Cidadania na Escola Estadual Vidal de Negreiros

Paralelo ao curso, o TRE realizou atendimentos na Escola Estadual Vidal de Negreiros, no centro do município de Amapá. A medida é parte do Programa Eleitor do Futuro, coordenada pela EJE. Centenas de cidadãos, entre estudantes e moradores da cidade, receberam serviços como Revisão Biométrica e Alistamento Eleitoral. Ainda na instituição de ensino, a Justiça Eleitoral promoveu a Exposição 500 anos de Eleições, com banners explicativos sobre a trajetória de pleitos no Brasil.IMG_2286

Eleitor do Futuro

O Programa Eleitor do Futuro, criado em 2003 pelo Tribunal Superior Eleitoral, é desenvolvido nos TREs de todo o Brasil. No Amapá, contempla mais de 20 escolas e milhares de futuros eleitores.

Serviço:

Assessoria de Comunicação e Marketing do TRE-AP
Elton Tavares – Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *