Caravana de cinema terá oficina e obra inédita do cineasta Silvino Santos

cinema

Por Carlos Alberto Jr

Macapá receberá nos dias 14 e 15 de janeiro o projeto cultural Caravana Crítica do Cinema Amazônico. O evento será no auditório do Centro Cultural Franco Amapaense, com oficina gratuita de Crítica de Audiovisual e exibição de uma cópia inédita de um documentário do cineasta Silvino Santos.

A oficina será no dia 14, das 9h às 18h. No dia 15, haverá a estreia de uma versão digitalizada do longa-metragem documental “No Rastro do Eldorado” (1925), incluindo os intertítulos de época considerados perdidos há mais de 50 anos. A sessão terá início às 14h, acompanhada de palestra e debate com o público.

A caravana é uma proposta do pesquisador amazonense Sávio Stoco, e conta com patrocínio do edital Amazônia Cultural e do Ministério da Cultura. Em Macapá, o projeto tem apoio do governo do estado. Ao final, as sete capitais da região amazônica receberão o evento.

“Muitas vezes, estas produções ainda não foram vistas como importantes documentos para os estudos sociais e pouco se escreveu e analisou sobre as obras de diversas épocas e seus contextos”, falou Stoco.

Sobre o ministrante

Sávio Stoco nasceu no interior de São Paulo, e cresceu em Manaus, onde se formou em comunicação social, com habilitação em jornalismo. Com interesse no cinema, participou de cineclubes na cidade e aprofundou-se no tema com o mestrado na Unicamp. Hoje, Stoco é doutorando da USP, também na área de cinema.

Serviço
Caravana Crítica do Cinema Amazônico
Local: auditório do Centro Cultural Franco Amapaense (Av. General Gurjão, nº 32, Centro)
Data: 14 e 15 de janeiro
Hora: no dia 14, das 9h às 18h, e no dia 15, das 14h às 18h

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *