Carnaval 2020: Desfile das Escolas de Samba contará com atendimentos de saúde 24 horas

Para garantir a assistência à saúde aos participantes dos desfiles das escolas de samba, a Secretaria Municipal de Saúde mantém o pronto atendimento da UBS Lélio Silva 24 horas, para possíveis intercorrências. Por meio de parceria firmada junto ao Governo do Estado os brincantes também serão encaminhados para a UPA da Zona Sul que receberá o suporte de medicamentos e correlatos da Prefeitura.

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, a unidade Lélio Silva, que já funciona 24 horas, terá equipe médica e de enfermagem ampliada, medicamentos e correlatos em maior quantidade, serviço laboratorial, além de um profissional para as notificações de acidentes biológicos (acidente de trabalho, violência sexual e sexo desprotegido). “Além da nossa estrutura teremos o suporte da UPA Zona Sul que receberá as ocorrências de maior gravidade”, explica a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

Para a remoção de pacientes em situações de urgência e emergência a Prefeitura também disponibilizará uma ambulância com enfermeiro, técnico e condutor. No pronto atendimento da UBS, serão atendidos casos de crises hipertensivas, pequenos ferimentos, febre baixa e moderada, mal estar, vômito e exames rápidos. Já para a UPA da Zona Sul suspeita de parada cardiorrespiratória, suspeita de acidente vascular cerebral (AVC), fraturas, hemorragias, ferimentos de maior gravidade.

Paralelo ao reforço dos atendimentos de saúde, nos dois dias terão equipes realizando trabalho de educação em saúde, que contará com a distribuição de panfletos, preservativos e gel lubrificante. “O trabalho educativo é para sensibilizar a população de um modo geral para que aproveitem o carnaval com responsabilidade, segurança e acima de tudo saúde. Por isso, orientamos a usar camisinha em todas as relações sexuais, não abusar do álcool e, principalmente, não combiná-lo com direção”, finaliza Silvana.

Investimento

O Carnaval 2020 está sendo realizado com o apoio da Prefeitura de Macapá, do senador Davi Alcolumbre, Governo do Estado e emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *