Carnaval: Semsa distribui mais de 300 mil preservativos e estimula população para fazer teste rápido

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) contabilizou a distribuição de 366 mil preservativos e géis nas programações que aconteceram no período carnavalesco. Somente no trajeto do bloco A Banda, 180 mil insumos de anticoncepção foram dispensados. O uso do preservativo ainda é a alternativa mais eficaz e segura na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

“Por isso montamos a estratégia de distribuição em pontos de grande concentração de pessoas. Acompanhamos todo o trajeto da Banda, entregando os preservativos e alertando a população para os perigos de uma relação sexual desprotegida”, diz o coordenador municipal de IST’s, César Melo.

Ele também faz um alerta às pessoas que tiveram relação sexual sem preservativo para que procurem a UBS mais próxima para a realização de um teste rápido. “Se mesmo com toda a nossa divulgação a pessoa manteve uma relação sexual sem camisinha, é importante que ela procure uma unidade e faça um teste rápido para ter conhecimento da sua condição sorológica. Algumas doenças, como sífilis e hepatites, têm cura com o tratamento adequado e diagnóstico precoce”.

Os testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV, sífilis e hepatites em até cinco minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo, são feitos gratuitamente em todas as UBS’s, de segunda a sexta-feira. Além da coleta e da execução dos exames, há um processo de aconselhamento antes e depois do procedimento para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *