Carnaval: Semsa organiza estratégia para atendimentos do Samu

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) definiu o esquema de atendimento que será feito pelo Samu durante as programações de carnaval. As atividades iniciam nesta sexta-feira, 17, em uma programação que ocorre no sambódromo, assim como em todo o trajeto do tradicional bloco de sujos, A Banda, no dia 28 de fevereiro. Para essas programações, além das ambulâncias, que ficarão de sobreaviso, a Prefeitura de Macapá reforçará o quantitativo de funcionários que estarão atendendo as ocorrências.

Nas programações principais, duas ambulâncias estarão em pontos estratégicos acompanhando os brincantes; duas estarão nas bases do Samu das zonas sul e norte, podendo a qualquer momento atender as ocorrências repassadas pela central de regulação; e duas ficarão no atendimento aos distritos, garantindo assim a saúde dos foliões e da população em geral.

As ocorrências mais comuns nesse período são as agressões físicas, ferimentos por arma branca e as urgências clínicas como hipoglicemia, coma alcoólico e crises convulsivas. “Em 2016, atendemos mais de 50 ocorrências durante A Banda. A maioria dos atendimentos foi decorrente de agressões físicas e de abuso de bebidas alcoólicas. Para este ano, teremos um reforço de pelo menos 20 funcionários que estarão prestando atendimento a todos que precisarem”, explica o coordenador municipal do Samu, Donato Farias.

Para um carnaval seguro, um dos principais cuidados enfatizados por profissionais da saúde é quanto à hidratação. É essencial beber bastante água, assim como é muito importante uma alimentação saudável, que garanta mais energia para as noites de carnaval.

Jamile Moreira/Asscom Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *