Carreta do Hospital de Amor oferta exames de mamografia e PCCU no Conjunto Açucena

Atendimentos acontecendo no Conjunto Habitacional Açucena — Foto: Hospital de Amor/Divulgação

O Conjunto Açucena, na Zona Sul de Macapá, recebe até a quinta-feira (4) uma ação itinerante da carreta do Hospital de Amor com oferta de exames gratuitos de mamografia e de Prevenção do Câncer do Colo do Útero (PCCU). A iniciativa vai se estender para outros habitacionais de moradias populares na capital.

O atendimento descentralizado também busca facilitar o acesso para mulheres que não têm condições de se locomover até a sede do Hospital de Amor, no bairro Infraero 2, na Zona Norte.

A entidade pretendia iniciar os atendimentos nos conjuntos habitacionais após concluir o cronograma previsto para o interior do estado. Entretanto, devido ao aumento de casos de Covid-19 em Laranjal do Jari, a equipe retornou para Macapá temporariamente.

Para realizar o exame é necessário ter em mãos RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. São distribuídas 50 fichas por dia para cada tipo de exame. Os atendimentos acontecem de 8h às 17h.

Unidade móvel realiza exames de PCCU e mamografia, em Macapá — Foto: Hospital de Amor/Divulgação

O exame de PCCU deve ser feito por mulheres entre 25 e 64 anos. O de mamografia, por mulheres entre 40 e 69 anos. Pacientes que não estiverem nesta faixa etária devem ir com encaminhamento médico.

Após a oferta no Açucena, a unidade móvel voltará a seguir o cronograma no interior. Em abril, o serviço itinerante retorna à capital com atendimento nos residenciais Mestre Oscar (dias 5 e 6) e Macapaba (dias 5, 6 e 7).

Rafaela Oliveira, da comunicação do hospital, justificou que o Açucena foi escolhido primeiro por ser um dos conjuntos mais distantes da sede.

Hospital de Amor fica na Zona Norte de Macapá — Foto: Victor Vidigal/G1

“Estávamos recebendo muitas mulheres que vinham de lá e também a associação dos moradores nos procurou e perguntou da possibilidade. Fechamos parceria e levamos a carreta até lá”, explicou.

O Hospital de Amor é mantido sem fins lucrativos por meio de doações pelo Hospital de Barretos, em São Paulo.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *