Cartilha de manejo de andirobeira será lançada neste sábado, na 51ª Expofeira

embrapa111

A Embrapa vai lançar uma cartilha de manejo de andirobeiras, no estande da instituição, localizado no Pavilhão de Negócios da 51ª Expofeira do Amapá, neste sábado, 7/11, às 20 horas. A publicação é assinada pela pesquisadora Ana Cláudia Lira Guedes, da Embrapa Amapá, e pela analista do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Mariane Nardi. O lançamento contará com a presença de extratores de óleo de andiroba da Área de Proteção Ambiental da Fazendinha, localizada no município de Macapá (AP).

A cartilha traz orientações baseadas na prática dos extrativistas de regiões ribeirinhas do estuário do Amapá, e no conhecimento técnico de pesquisadores. O objetivo é orientar extratores de óleo de andiroba no manejo das florestas, com foco na ecologia, segurança do trabalho e padrões de higiene a fim de garantir a quembrapa1alidade do produto final. Como anexos, constam os modelos de fichas de inventário e de controle de produção da andirobeiras.

A Embrapa tem a expectativa de que sirva como referência para os segmentos envolvidos na cadeia produtiva da andirobeira, especialmente os coletores de sementes e extratores do óleo. No Amapá, as principais localidades de estudos das andirobeiras, pela Embrapa, são as florestas de várzea da APA da Fazendinha, Campo Experimental da Embrapa em Mazagão e Reserva Extrativista do Rio Cajari, onde também há ocorrência em áreas de terra firme. A espécie apresenta elevado valor social e mercado crescente.embrapa11

As principais características da andirobeira são árvores de porte médio e alto (podem chegar até 35 metros de altura nas florestas de várzea); não são árvores muito grossas e a copa não é muito espalhada; perde folhas o ano inteiro; as raízes são do tipo tabulares ou sapopema, que são mais sustentação à árvore. O fruto é um ouriço que se abre quando cai no chão, liberando sementes com peso elevado (em média 100 sementes pesam 1 quilo) e formatos irregulares e angulosas na cor marron. A quantidade de sementes em um fruto varia entre 4 a 16 unidades.

Serviço:

Evento: Lançamento do “Guia prático para o manejo sustentável de andirobeiras de várzea e para a extração do óleo de suas sementes”.
Local: Estande da Embrapa na 51ª Expofeira do Amapá.
Data: 7 de novembro de 2015 (sábado)
Hora: 20 horas

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *