Cartório Extrajudicial da Comarca de Laranjal do Jari recebe Correição Ordinária

O corregedor Permanente das Serventias Extrajudiciais da Comarca de Laranjal do Jari iniciou, na última segunda-feira (24), a primeira Correição Ordinária de 2024, no Cartório que atende a cidade. O titular da unidade, juiz Antônio José de Menezes, e sua equipe foram recebidos pelo tabelião e oficial registrador Alexandre Ferreira, que estava acompanhado da tabeliã substituta Lana Ferreira. A medida consiste em uma inspeção realizada semestralmente para verificar os serviços relacionados ao tabelionato. A atividade será encerrada nesta sexta-feira (28).

O cartório é o órgão de atuação extrajudicial responsável por lavrar os registros de nascimento, óbito, imobiliário, casamento, efetuar as autenticações de documentos e assinaturas, entre outros atos descritos na Lei 6.015/1973. O objetivo é aferir a regularidade dos atos notariais e registrais, mediante fiscalização e orientação aos delegatários.

O juiz, que atua como corregedor do Cartório Extrajudicial, Antônio José de Menezes – juntamente com o chefe de secretaria da unidade, José Pereira da Silva, e pela servidora Marisete da Rocha – fez a verificação da estrutura física do local e vistoriou a parte documental do órgão cartorário.

A correição analisa a escrituração contábil, instalações, recursos materiais, atendimento ao público, medidas e equipamentos de segurança, recursos tecnológicos e padrões mínimos de tecnologia da informação, bem como comunicação e alimentação eletrônica dos bancos de dados nacionais e uso dos sistemas de registros eletrônicos.

– Macapá, 27 de junho de 2024 –

Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Elton Tavares
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *