Cartunista celebra no Amapá os 20 anos do super-herói ‘Capitão Açaí’

ronaldo
Ronaldo Rony & Ronaldo Rodrigues

Por Carlos Alberto Jr

O ‘Capitão Açaí‘, super-herói mais popular do cartunista paraense Ronaldo Rony, está completando 20 anos de aventuras. O personagem marca os 30 anos de carreira do artista, que espalha sua arte e traços pelo Norte do país com a destreza de um herói de verdade.

397965_515828735132237_673870562_nTanto Ronaldo Rony quanto o Capitão Açaí nasceram no Pará. Ambos vieram para Macapá em 1997, e, desde então, atuam no cenário cultural amapaense.

Ronaldo conta que nos 30 anos de carreira, escreveu e desenhou fanzines, tiras de jornais e três livros. Inspirado na geração de 1980 de Angeli, Glauco, Chico e Paulo Caruso, Laerte, Luiz Gê e Henfil, o artista optou pelo humor, mas sem utilizar o teor político de seus ídolos. O diferencial do cartunista, segundo ele, é o toque regional do Norte do país.

Mesmo com os livros e tiras publicadas em jornais do Amapá e Pará, grande parte do trabalho de Ronaldo está nas páginas de fanzines, produzidas à mão e vendidas em eventos culturais e bares da cidade, pelo próprio cartunista.

Com 50 anos recém completados (17 de janeiro), o cartunista lançou o fanzine “A Criação do Mundo”. Nele, Ronaldo faz uma sátira a histórias bíblicas. O cartunista planeja iniciar uma série usando o mesmo tema sob a perspectiva dos cartuns.rr2

“Eu gosto de brincar com assuntos mais sérios, nada direto ou crítico, apenas para a diversão. Em 2014, fiz “Agora São Outros 300 de Esparta”, nele, eu brincava tanto com o fato histórico, mas também com o quadrinho do Frank Miller, que virou um filme de sucesso anos atrás”, falou o cartunista.

As criações de Ronaldo Rony já foram selecionadas em salões de humor nacionais e internacionais, e dois chegaram a ser premiados.

CapitãoAçaí (1)Atualmente, o artista trabalha em um almanaque para celebrar os 20 anos do Capitão Açaí. Ele diz que espera a ajuda do herói como recompensa. “Muitos amigos dizem que o Capitão [Açaí] ainda pode me render um bom dinheiro, e essa é a missão dele, me deixar rico!”, brincou.

Capitão Açaí

Capitão Açaí é o personagem mais famoso do quadrinista e cartunista Ronaldo Rony. Um herói caricato, amante de uma boa tigela de açaí que, além de enfrentar os criminosos, lida com várias situações embaraçosas que encontra na cidade, mas sempre apto para atender a um pedido de socorro.

*Além de cartunista talentosíssimo, Ronaldo é cronista, contista e colaborador deste site. Sem falar que é um brother que admiro e respeito. Tenho orgulho de ser seu amigo. Mais uma vez, parabéns RR!

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *