Casa Fora do Eixo Amapá concorre ao Trófeu AFAP Empreendedores Culturais


Nesta sexta-feira, 11, a Agência de Fomento do Estado do Amapá (AFAP) premiará artistas e coletivos de artistas com o “Trófeu AFAP Empreendedores Culturais”. O prêmio faz parte da estratégia da empresa para fomentar setores da economia amapaense, como tecnologia, construção, indústria e, agora, a cultura, com o objetivo de destacar personalidades com postura empreendedora diante das demandas e dificuldades que sua atividade artística apresenta.
Os candidatos concorrerão em oito categorias, que são: literatura, música, teatro, audiovisual, dança, artes visuais, jornalismo cultural e cultura popular e tradicional. A Casa Fora do Eixo Amapá concorre na categoria música, por sua atuação no cenário da música autoral e independente e realização de cinco edições do Festival Quebramar, um dos maiores festivais de artes integradas da Amazônia.
A escolha dos premiados será feita por uma curadoria formada por um membro da AFAP, um membro do Conselho Estadual de Cultura do Amapá (CONSEC) e um membro da Secretaria de Cultura.
Para concorrer ao prêmio, o artista, ou coletivo de artistas, deve obedecer aos seguintes critérios: ser brasileiro ou naturalizado brasileiro e residir no Amapá há pelo menos três anos; desenvolver seu trabalho em um dos dezesseis municípios amapaenses de forma regular e constante; Sua arte não deve ser agressiva ao meio ambiente nem causar sofrimento ou risco aos animais (de qualquer tipo ou fauna), nem fazer alusão a qualquer tipo de barbárie ou humilhação à pessoa humana; o trabalho do artista deve, necessariamente, ter reflexo na sociedade, seja na geração de emprego, formação cidadã ou mesmo na descoberta de novos talentos e/ou formação de público consumidor de arte; considere-se arte toda atividade humana com finalidade lúdica, que expressa uma filosofia e uma estética própria.
O evento acontece às 19h no Teatro das Bacabeiras.
Casa Fora do Eixo Amapá
O Coletivo Palafita inicia suas atividades em 2006, com fins de estimular a cadeia criativa do setor cultural numa perspectiva colaborativa, gerido por artistas, produtores e agentes da mídia independente. O Palafita é ligado ao Circuito Fora do Eixo rede de trabalho formado por mais de 90 Pontos em todo o país, que realiza uma série de ações estruturantes com foco nos setores de comunicação livre, distribuição, circulação, linguagens artísticas, sustentabilidade, economia solidária e políticas culturais.
Dentre as principais ações do Coletivo Palafita estão o Festival Grito Rock América do Sul e o Festival Quebramar, que em 2013 irá para sua sexta edição.
Além disso, o Coletivo Palafita inaugura a Casa Fora do Eixo Amapá espaço múltiplo que funciona como moradia, escritório, fruição e hospedagem solidária, responsável por receber constantemente agentes culturais de todo o país interessados em trocar experiências e conhecimento. Entre suas metas constam promover o intercâmbio de conhecimentos em todos os estados que abrigam pontos fora do eixo na perspectiva de descentralizarmos a gestão e implementarmos a tecnologia social da rede nos cenários locais, a partir de casas de vivência por todo país. E também, articular financiamentos junto a iniciativa privada, representando os empreendimentos na articulação dessa missão.

Assessoria de Comunicação
(96) 8127-8495/ 3225-1281

Casa Fora do Eixo Amazônia/ Casa Fora do Eixo Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *