Casas de farinha das comunidades agrícolas ganham gerador de energia após revitalização

A Prefeitura de Pedra Branca do Amapari iniciou a entrega das obras de revitalização estrutural das casas de farinha das comunidades agrícolas da Rodovia Perimetral Norte. Somente no dia de hoje (11/8), foram devolvidas aos produtores da farinha consumida dentro do município e nas feiras do produtor rural, em Macapá, duas casas, cada uma com gerador de energia, localizadas nas comunidades de Tucano I e II.

As casas de farinha de Pedra Branca do Amapari possuem estrutura mecanizada no beneficiamento da mandioca proveniente das plantações locais, com sistema de ralação, prensagem e forno artesanal. Além da farinha, o sistema também permite gerar outros produtos, como a goma, matéria prima das tapiocas e beijus, por exemplo.

A revitalização estrutural das casas de produção de farinha, de iniciativa da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura, consiste na substituição das estruturas tradicionais por casas modernas, mais confortáveis para o trabalhador e com mais condições de higiene, além de fornecer aos produtores uma visão de comércio mais organizada e capaz de atender às exigências de mercado.

Os investimentos na qualidade da produção de farinha contribuem para a valorização do produto, segurança alimentar na produção e o funcionamento do local quando houver interrupção no fornecimento de energia elétrica. “Uma estrutura como essa, além de zelar pela organização das comunidades , transforma a realidade dessas pessoas que terão trabalho e renda. Uma posposta coesa com o potencial produtivo da região e que, certamente, contribuirá para o desenvolvimento do município”, considerou o secretário Municipal de Agricultura, Francisco Carmo.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *