Castramóvel Itinerante inicia atendimentos para cães machos, nesta segunda-feira (29)

Iniciará nesta segunda-feira (29), os atendimentos para novo público do Castramóvel Itinerante da Prefeitura de Macapá: cães machos. Duas unidades móveis estão à disposição dos moradores, no Habitacional Macapaba I, na Quadra 10, Centrinho.

O objetivo da castração é diminuir a superpopulação de animais errantes em situação de rua, diminuir as crias indesejadas, evitar a proliferação de doenças, bem como combater diversos tipos de patologias.

Para realização do procedimento, os tutores devem apresentar cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, documento oficial com foto e comprovante de cadastro no Censo Animal.

Podem ser castrados animais de ambos os sexos com idade mínima de seis meses até a idade máxima de cinco anos. Pets e gatas no cio ou que amamentam não podem passar pela intervenção cirúrgica. Cães e gatos que tomaram a vacina antirrábica são operados um mês depois da aplicação.

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, a partir das 8h da manhã, com distribuição de senhas. Os donos precisam levar o animal em jejum sólido e líquido no tempo mínimo de oito horas para realização da coleta de material para os exames pré-operatórios. Após o resultado, caso o animal esteja apto para o procedimento, será agendado o retorno à cirurgia.

Apresentação obrigatória de itens

O responsável deve levar: caixa de transporte para felinos; focinheira e guia reforçada para cães (machos e fêmeas); roupas cirúrgicas para cães e gatos (apenas fêmeas) e colar elizabetano para cães e gatos (machos e fêmeas).

Cronograma de atividades

29 de maio (segunda-feira) até 2 de junho (sexta-feira) – atendimento para cães machos;

5 de junho (segunda-feira) até 16 de junho (sexta-feira) – atendimento para gatos de ambos os sexos. Devido ao feriado de Corpus Christi, não haverá expediente na quinta-feira (8);

19 de junho (segunda-feira) até 23 de junho (sexta-feira) – atendimento para cães fêmeas.

Cuidados no pós-operatório

Uma vez realizada a cirurgia, o tutor deve estar atento para alguns cuidados, como:

Repouso do animal de 10 a 14 dias;
Seguir os horários dos antibióticos e anti-inflamatórios recomendados pelo médico veterinário, um dia depois da cirurgia. Em alguns casos, o profissional pode indicar o uso de vitaminas para auxiliar na recuperação;
Limpeza do ferimento e do ponto com solução fisiológica e Rifocina para conter a entrada para microrganismos;
Uso da roupa pós-cirúrgica para evitar esforços que poderiam romper os pontos;
Ambiente familiar limpo para evitar que cães e gatos contraiam infecções no pós-operatório;
Para cães e gatos machos, é recomendado o uso do colar elizabetano, para controlar o movimento da cabeça e evitar lambedura excessiva e arranque de pontos;
Cães machos e fêmeas e gatas tiram pontos de 10 até 14 dias depois da cirurgia, mediante retorno ao Castramóvel.
As duas Unidades Veterinárias de Atendimento estão equipadas com mesas cirúrgica e para avaliação de consulta, focos cirúrgicos de iluminação, caixas de contenção para animais, aparelhos de hemograma e para limpeza de pinças, armários para armazenamento de materiais, incluindo luvas, agulhas, seringas, álcool, algodão e água oxigenada, além do autoclave, que é uma máquina de esterilização das pinças cirúrgicas.

Os benefícios da castração são: evita o câncer de mama e de útero nas fêmeas; evita o câncer de próstata nos machos, aumenta a longevidade e reduz a agressividade do animal.

O Censo Animal

O objetivo do Censo é mapear a população de animais de estimação na capital e embasar as ações futuras de saúde pública, como campanhas de castração e vacinação em massa.

Quem deseja cadastrar cão ou gato, deve acessar: censoanimal.macapa.ap.gov.br/login e seguir as etapas.

No primeiro acesso, o tutor deve se registrar. As informações solicitadas são nome, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), e-mail e senha. A partir desses dados, será gerado o login de acesso ao sistema que corresponde ao CPF e senha informados. O cadastro permanecerá aberto ininterruptamente.

Sobre a ação de cirurgias de castração

A iniciativa faz parte do projeto Castramóvel Itinerante, realizado pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), por meio da Coordenadoria de Saúde, Proteção e Defesa Animal. A expectativa da organização é castrar, em três meses, 900 animais. A Clínica Uptech é a empresa responsável pelas cirurgias.

Texto e foto: Luiz Felype Santos
Ascom da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *