CEA Equatorial alerta para os perigos de abalroamento de postes na área urbana

Duas ocorrências envolvendo abalroamento de postes da rede de energia elétrica da CEA Equatorial foram registradas no último final de semana, sendo uma registrada na capital Macapá e outra no município de Oiapoque. Cada acidente impactou três mil clientes, que ficaram sem o fornecimento de energia elétrica durante aproximadamente 8 horas. Em ambos os casos, a polícia está investigando a causa destes acidentes.

Os acidentes podem acontecer por diversos fatores, como: excesso de velocidade, más condições das vias, estado de embriaguez do motorista, sonolência do condutor, falhas mecânicas e até mesmo pela utilização de celular enquanto o motorista dirige. Estes acidentes, representam risco a vida.

Segundo a companhia, além dos danos causados ao veículo e ao condutor, em quase todos os casos, uma das principais consequências é a falta de energia elétrica no local do acidente. A depender da gravidade da colisão, p bairros inteiros podem ficar sem energia, até que seja finalizado o serviço de reparo dos componentes. A troca de postes, por exemplo, pode levar até quatro horas ou mais para ser concluída, a depender da situação.

No ano de 2023, foram registradas mais de 183 ocorrências de acidentes em todo o estado, todos provocadas por condutores de veículos, que colidiram contra postes da empresa. Já de janeiro a fevereiro deste ano de 2024, já foram registrados 10 acidentes com postes.

Custos

A distribuidora ressalta que, em média, a substituição de um poste custa R$ 3 mil, variando de acordo com as condições da estrutura atingida: qual o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária.

O que fazer em caso em casos de acidente?

A CEA Equatorial reforça aos clientes, que é fundamental que todas as ocorrências envolvendo a rede elétrica sejam registradas imediatamente, sendo pela Clara, assistente virtual, no WhatsApp (96) 3082-2949 e a Central de Atendimento da empresa no telefone 0800 096 0196 para que uma equipe operacional possa ir até o local realizar os serviços necessários de recomposição da estrutura e restabelecer o fornecimento de energia.

Caso o acidente tenha vítima, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros. Em casos de rompimento de cabo, é preciso que a vítima fique dentro do veículo e não tenho contato com a parte metálica do mesmo até a chegada das equipes da distribuidora.

Assessoria de Imprensa da CEA Grupo Equatorial Energia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *