CEA realiza treinamento para peritos da Politec

                                                            Jucicleber faz abertura do treinamento na Politec – Foto: Gilvana Santos

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) deu início esta semana ao treinamento para a Polícia Técnico-Científica (Politec), com duração de 5 dias, de normas técnicas aplicadas ao setor energético. O objetivo é repassar informações que possam melhor subsidiar o laudo pericial necessário para combater o furto energia por via judicial.
O diretor técnico da CEA, Jucicleber Castro, falou na abertura do evento destacando a necessidade da parceria estabelecida com a Politec. “É muito importante receber esse apoio de vocês da equipe técnica no combate às perdas de energia”, afirmou o diretor responsável pela área operacional da empresa.
O treinamento que tem como instrutores os engenheiros da CEA, Hedilberto Pedroso e Tadeu Madeira, tem como enfoque as Normas Técnicas de Distribuição (NTD), além das normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Informações necessárias para dar embasamentos na elaboração dos laudos de queima de equipamentos e furtos de energia.
Segundo Hedilberto, que também é chefe da Divisão de Controle e Medição (DCM/CEA), a idéia é chamar a atenção dos peritos para que possam atentar para detalhes importantes na hora dos exames para que possam fundamentar os laudos. “Esperamos, com isso, recuperar perdas comerciais, em casos de grandes fraudes na medição de energia elétrica e naqueles em que há várias reincidências. Com laudos bem fundamentados nas normas do setor, esperamos também diminuir a quantidade de processos contra a empresa”, informou.
As duas instituições iniciaram este ano um trabalho em parceria para combater perdas de energia, através da formalização de processos judiciais com laudos comprobatórios do furto de energia. Este ano foram realizadas 6 ações conjuntas da CEA e Politec. O treinamento que teve início na quarta-feira, 31, está sendo realizado no auditório da Politec, de 14h às 16h, com encerramento na terça-feira, 6.
Gilvana Santos – Ascom/CEA
3212-1365
8802-5012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *