Celebração do Orgulho LGBTQIAPN+ ocorrerá na DPE-AP nesta quinta-feira, 27

Nesta quinta-feira, 27, a sede administrativa da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) se transformará em um palco para a diversidade com o evento “Celebração do Orgulho LGBTQIAPN+”. A comemoração conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Macapá e Grupo Madre Tereza, e marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, comemorado em 28 de junho.

Com uma programação diversificada, os artistas LGBTs terão espaço para exibir e compartilhar sua arte, enquanto a Feira da Diversidade oferecerá novas oportunidades para impulsionar os negócios desse público. O objetivo é promover a compreensão e o respeito pelos direitos da comunidade.

A Celebração começa pela manhã, na frente da sede administrativa da DPE-AP, com o hasteamento da bandeira da Diversidade, acompanhado da Banda da Guarda Municipal de Macapá; na galeria da instituição, acontecerá a abertura da exposição artística e sociopolítica “Orgulho ArteVismos”.

Pela tarde, a Feira da Diversidade contará com venda de comidas típicas, doces e artesanatos; serviços de argiloterapia, limpeza de pele, massagem relaxante, aferição de pressão arterial e testes rápidos serão ofertados pelo Grupo Madre Tereza; e para animar o público, apresentação de DJ Sil, do cantor Nelis Leão e da cantora Wellem Monte. Ao anoitecer, a fachada do prédio da Defensoria Pública estará iluminada com as cores do arco-íris.

CAPACITAÇÃO PARA ATENDIMENTO

A programação também inclui a capacitação de membros e servidores da DPE-AP, para o atendimento humanizado e acolhedor do público LGBTQIAPN+. O curso acontecerá de 2 a 4 de julho de forma online.

Com o tema “Histórico do movimento LGBTQIA+ no Brasil”, o coordenador municipal de políticas para a Diversidade, Edem Jardim, iniciará com o ciclo de palestras, seguido de Amanda Anderson, do Ministério da Previdência Social, com o tema Direitos e conquistas LGBTQIA+ no Brasil.

No segundo dia de capacitações, o administrador Ivon Cardoso, estará a frente da palestra “Atendimento ao Público LGBTQIA+” e a socióloga e assessora técnica na Coordenadoria Municipal de Políticas para a Diversidade, Rafaela Esteffans, abordará o tema “Identidade de gênero e orientação sexual”.

Encerrando o ciclo de capacitações, Marina Reidel, coordenadora LGBTQIA do Fundo Positivo e Ativista dos Direitos Humanos trará o tema “Artes, vivências direitos” e Állan Gael, presidente do Conselho Municipal LGBTQIA+, apresentará para os servidores o alfabeto LGBTQIAPN+.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 27

8h30
Hasteamento da bandeira da Diversidade com a Banda da Guarda Municipal
Abertura da exposição artística e sociopolítica Orgulho ArteVismos.

17h
Feira da Diversidade
Discotecagem DJ Sil
Performance Samira Catuaba
Apresentação musical com Wellem Monte e Nelis Leão
Acender das luzes nas cores do arco-íris na fachada da Defensoria Pública do Amapá.

Assessoria de comunicação da DPE-AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *