Celeridade, economia e sem papel: TRE-AP implanta Sistema que torna Processos Administrativos virtuais

Treinamento SEI 001-B

Durante reunião realizada na última sexta-feira (16), o Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), Dr. Veridiano Colares anunciou a substituição do modo convencional (papel) de tramitação processual na área administrativa, que será substituída pelo processo virtual.

O novo Sistema, denominado Sistema Eletrônico de Informações (SEI), foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e já é adotado em mais de 40 órgãos das esferas federal, estadual e municipal. Na rede da Justiça Eleitoral é usado por Tribunais como TSE, TRE-AC, TRE-RR e TRE-TO.

Desde esta segunda-feira (19), o TRE-AP não usa mais papel no trâmite de processos internos, o que possibilita, entre outras coisas, a ecossustentabilidade, agilidade, segurança e transparência no andamento dos processos administrativos.

O SEI

O SEI é uma plataforma que compreende vários módulos e funcionalidades que proporcionam eficiência administrativa. É um sistema informatizado de gestão de processos e documentos eletrônicos. Sua interface é amigável e favorece uma navegação intuitiva. Sua utilização permitirá o desenvolvimento de práticas inovadoras de trabalho e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação em tempo real.

Para que fosse possível a implementação do SEI no TRE/AP, foi feita uma parceria com o TRE/TO que, desde o início do processo prestou total apoio na implementação da ferramenta.

Além disso, foi criado um grupo de trabalho composto pelo Juiz-Membro do TRE/AP, Dr. Décio Rufino, Diretor Geral do Tribunal, Veridiano Colares, Secretária de Administração e Orçamento, Dilma Pimenta, Secretária de Tecnologia e Informação, Elinete Freitas, Secretária Judiciária, Odete Scalco e Secretária de Gestão de Pessoas, Vera Cardoso.

Treinamento SEI 005B

Treinamento

Os treinamentos para implantação do SEI, foram ministrados pelos instrutores servidores Alysson Martins (TRE-TO), Franck Busatto (TRE-RO) e Edcley Firmino (TRE-AC), aconteceram no período de 14 a 16 de outubro de 2015, para todos os servidores do TRE-AP que irão operar o SEI.

O trabalho foi iniciado em março de 2015 e intensificado a partir de agosto, período em que os técnicos de informática dos Tribunais envolvidos prepararam o ambiente para a conclusão dessa histórica evolução, que se consolidou a partir do dia 19 de outubro, data em que o TRE-AP passou a adotar oficialmente o SEI.

Serviço:

Assessoria de Comunicação e Marketing do TRE-AP
Elton Tavares, com informações da servidora Vera Cardoso
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *