Central de Apoio Emocional da Prefeitura de Macapá contabiliza 194 pacientes atendidos desde início da pandemia do Coronavírus

A Prefeitura de Macapá já atendeu pela Central de Apoio Emocional 194 pessoas desde o início da pandemia do novo Coronavírus. O canal segue com atendimentos de escuta psicológica por telefone para pessoas que precisam lidar com o cenário atual da pandemia e o isolamento domiciliar na capital amapaense.

Os dados consolidados mostram que, desde o dia 27 de março até 16 de julho, a Central de Apoio Emocional realizou 194 atendimentos por telefone, sendo 5 em março, 32 em abril, 61 em maio, 63 em junho e 33 em julho. “Atendemos pacientes de quadros variados, entre ansiedade, síndrome do pânico, hipocondria, transtorno obsessivo compulsivo, medo, insônia, ideação suicida, luto, além de indivíduos que testaram positivo para a Covid-19”, explica o psicólogo da Central, Jean Roger.

A proposta da central é ouvir e orientar a população sobre o cuidado com o excesso de informações ruins, os níveis de estresse com a rotina em casa, ansiedade, medo da doença, e como isso pode desencadear comportamentos diversos e não muito saudáveis, seja por condição da pandemia e isolamento social ou por sofrimentos decorrentes de outras causas, para serem escutados por um profissional da saúde mental.

A Central de Apoio Emocional é gerenciada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O atendimento continua de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelos números telefônicos: (96) 98813-9006 / (96) 98813-9007. Caso a ligação caia ou seja a cobrar, os psicólogos retornarão a mesma.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Cássia Lima
Assessora de comunicação

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