Central de Compras e Licitações de Macapá completa um ano com 120 licitações finalizadas

Criada em 2017, com o objetivo de centralizar todos os procedimentos licitatórios municipais em um único ambiente e dar mais agilidade na realização dos certames, a Central de Compras e Licitações de Macapá comemora neste mês um ano de criação. Neste período, foram finalizados 120 processos licitatórios, nas mais diversas áreas, para aquisições, obras e serviços de engenharia e demais contratações feitas pela administração pública municipal da capital.

Com a criação do espaço, aqueles processos que antes eram desenvolvidos dentro das secretarias, passaram a ser feitos em um único local. A uniformização e centralização dos procedimentos proporcionaram mais agilidade e segurança técnica e jurídica no andamento dos certames, com transmissão ao vivo das licitações presenciais, eficiência, maior controle de gastos, facilidade da disseminação das decisões administrativas e judiciais, e eficácia nas aquisições e contratações públicas municipais, além de proporcionar, por meio do cadastro de empresas interessadas em participar dos certames, a criação de um banco de dados, facilitando assim a participação dessas empresas nos certames.

“Tais metas foram alcançadas no decorrer deste primeiro ano de existência da Central tendo em vista o aperfeiçoamento e uniformização dos procedimentos licitatórios por meio da padronização dos termos de referência, editais, cartas convite, dentre outros, perfazendo a média de R$ 106.105.017,81 em licitações finalizadas”, destaca a coordenadora da Central de Licitações, Selma Miranda.

De todos os órgãos do município, a área da Saúde foi a que mais se realizou licitação nesse período, chegando ao quantitativo de 25, dentre as quais para aquisição de medicamentos, equipamentos e a realização de obras. Áreas como educação, assistência social, manutenção urbanística, cultura, esporte e lazer também foram feitos certames, além de outras secretarias.

“Os resultados obtidos demonstram que a criação da Central de Compras e Licitações da Prefeitura de Macapá representa acertos de gestão da administração pública municipal e benefícios à coletividade na prestação de serviços públicos”, pondera o secretário de Governo do Município, Jorge Pires.

Karla Marques
Assessora de comunicação/PMM
Foto: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *