A Central Psicossocial da Comarca de Macapá disponibiliza Relatório de Atividades de 2016

A Central Psicossocial do Fórum de Macapá apresentou à Diretoria do Fórum, à Corregedoria e à Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), seu Relatório de Atividades de 2016.

Com um total de 1.214 atendimentos individuais e 1.121 visitas domiciliares, foram 470 estudos (sociais e psicossociais) produzidos pela equipe da Central Psicossocial, formada primordialmente por assistentes sociais e psicólogas. Além disso, 492 famílias foram beneficiadas, com 452 crianças e 172 adolescentes atendidos diretamente.

Segundo a servidora Jayne Esteves, assistente social que integra a equipe, o relatório é apenas quantitativo, mas o trabalho da Central vai muito além de números. “Faz parte da nossa atividade aprofundar as informações que constam nos autos, oferecendo um contexto mais amplo a partir da análise dos profissionais de serviço social e psicologia”, explicou.

“Realizamos um tipo de perícia humana, escutando e aferindo diretamente os envolvidos, acolhendo-os e, por vezes, captando o que eles próprios talvez nem pensariam em dizer no decorrer no processo”, complementou.

Jayne relatou, ainda, que a equipe da Central Psicossocial analisa tanto crianças e adolescentes quanto os adultos envolvidos, muitas vezes percebendo nuances que estão fora da percepção mais imediata de todas as partes. “Já chegamos a conseguir, por exemplo, conciliações e reconciliações que desjudicializaram o caso, fazendo acompanhamentos posteriores à sentença de homologação para garantir o andamento conforme acordado”, pontuou.

“Algumas vezes fomos além de nossas atribuições para evitar que uma criança fosse colocada em situação de risco ou vulnerável, chegando a intervir junto a outras instituições para garantir o respeito aos seus mínimos direitos”, detalhou a assistente social.

O Relatório de Atividades de 2016 da Central Psicossocial do Fórum de Macapá, em versão resumida (com os números gerais de atendimento), pode ser acessado aqui.

Assessoria de Comunicação TJAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *